Lendo atualmente This is Service Design Doing

This is Service Design Doing

Marc Stickdorn, Jakob Schneider

Faz um tempo que venho lendo livros de User EXperience (UX). Pelos resumos que li e as indicações This is Service Design parece ter uma visão holística em relação ao processo de UX de produtos e serviços. Ele reúne conceitos, ferramentasm processos e casos de uso em empresas de diferentes mercados. Até o memento estou gostando bastante.

This is Service Design Doing

Era uma vez uma biblioteca

Sempre gostei de ler, quando era criança pensava em ter uma biblioteca cheia de livros quando tivesse minha casa. Aí veio a revolução digital e hoje tudo que eu leio vem de uma compra online.

Já que a ideia da minha biblioteca se foi, vou registrar tudo (o que lembro pelo menos) que já li aqui.

2018


Em construção

2017


Google – A biografia – Steven Levy

Business

Google – A biografia

Steven Levy

A história do Google assim como a empresa é fora de série mesmo, desde o início tudo foi feito de uma forma excepcional no nível técnico e até na forma cultural da empresa se formar. O que mais me impressionou foram as inovações de infraestrutura de TI que geralmente não são mencionadas, pois as de software todos conhecemos. Outro ponto que me chamou atenção foi a competência dos fundadores frente à um crescimento exponencial fora de qualquer parâmetro que costumamos ver na tecnologia, contratação de pessoas e até na forma de atrair e reter talentos.

O efeito facebook – David Kirkpatrick

Business

O efeito facebook

David Kirkpatrick

A história de Mark Zuckerberg e o surgimento do Facebook também é impressionante, diferente do Google que demonstrava um certo perfeccionismo em tudo o que faziam, o Facebook era mais despojado e até com muitos erros e trapalhadas. Nada que o impedisse de se tornar o gigante que é hoje. O que mais me chamou atenção é como ele se tornou um produto que as pessoas não conseguem mais viver sem e como conseguiram usar essa plataforma de pessoas conectadas num grande veículo de publicidade e uma máquina de fazer dinheiro.

Running Lean – Ash Maurya

Business

Running Lean

Ash Maurya

Se você está pensando em empreender ou trabalhar em uma empresa estabelecida e quer tirar suas ideias do papel até a implementação esse é o livro ideal. Ele apresenta um método visual baseado no business model canvas para idealizar, projetar e lançar um produto ou serviço com o mínimo de desperdício possível. Ash Maurya é o criador do Lean Canvas e esse é um livro sobre inovação ou como ser inovador.

Building Isomorphic Javascript Apps – Jason Strimpel & Maxime Najim

Frontend development

Building Isomorphic Javascript Apps Najim

Jason Strimpel & Maxime

Esse é um livros sobre Javascript mais especificamente sobre Nodejs. Uma aplicação isomórfica é uma aplicação que utiliza o mesmo código fonte no cliente e no servidor melhorando o reuso de código. Mas não se iluda, esse tipo de aplicação embora realmente otimize o reuso coloca muita complexidade na tomada de decisão da aplicação, é um assunto bem complexo e não é toda a necessidade que se enquadra.

Design Thinking – Tim Brown

Business

Design Thinking

Tim Brown

Qualquer pessoa de qualquer ramo de atividade deveria ler esse livro. O design thinking é uma metodologia para se abordar problemas ou necessidades e criar soluções inovadoras, mas achei um guia incrível para estimular a empatia humana na resolução de problemas e colocando o ser humano como o foco. É um livro também de como criar experiências extraordinárias em torno de qualquer aspecto. Eu já tinha lido outros livros sobre o assunto, mas esse do Tim Brown realmente é o melhor de todos.

Equipes visuais – David Sibbet

Business

Equipes visuais

David Sibbet

Esse é um livro de uma série de três, é muito bom em abordar em como a comunicação visual pode melhorar a produtividade de uma pessoa, equipe ou organização. Mostra inúmeros cenários e benefícios da comunicação visual e até de um ponto de vista de liderança. Achei um excelente livro para deixar o trabalho corporativo mais leve e produtivo.

Foco – Daniel Goleman

Business

Foco

Daniel Goleman

Neste sexto livro eu estava pensando em desistir da meta, então escolhi de propósito ele. Daniel Goleman mostra na base de muita pesquisa e estudo os benefícios que se obtém da capacidade de se concentrar e focar em um objetivo e eliminar as distrações, principalmente em uma época em que somos tentados por tantos pontos de distrações que não geram valor como redes sociais e a internet como um todo.

The connected company – Dave Gray

Business

The connected company

Dave Gray

Todo líder deveria ler esse livro. Mostra como empresas estão revolucionando a forma de fazer gestão, liderar pessoas e até mesmo se estruturando física e principalmente culturalmente. É um livro que pretendo ler outra vez, realmente abriu minha mente para outras abordagens na condução de negócios e na liderança de equipes e organizações. Se tiver que resumir o livro em uma frase seria: “Não deixe a cultura da sua empresa simplesmente acontecer”.

Pipeline de liderança – Ram Charam

Business

Pipeline de liderança

Ram Charam

Esse livro eu já havia lido alguns anos atrás e quis ler novamente. É um ótimo livro que descreve os objetivos de um líder em várias escalas: líder de si mesmo, líderes de executores,líder de líderes e por ai vai. Em cada nível de liderança há objetivos e desafios diferentes. Recomendo a leitura para líderes e não líderes. Só achei um muito distante da minha realidade quando o autor começa a falar do papel de líderes como os CEOs que lideram companhias em várias partes do mundo, mesmo é um ótimo livro.

A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo - Jeff Sutherland

Business

A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Jeff Sutherland

Esse é um dos melhores livros de Scrum que já li, não se concentra apenas em ensinar como utilizar o Scrum e sim porque e em que contexto na atividade do gerenciamento de projetos de software o autor foi se diferenciando até que chegou em conjunto com outros profissionais no que conhecemos por Scrum. Mesmo para quem não gosta ou simplesmente não utiliza a metodologia é um ótimo livro para tirar umas ideias para melhorar a produtividade do trabalho em equipe de forma ágil.

Business Model You – Tim Clark

Business

Business Model You

Tim Clark

Esse livro descreve como usar a ferramenta do Business Model Canvas voltado para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou até como descobrir um propósito para perseguir. É repleto de ferramentas que visam o autoconhecimento. Recomendo ler e fazer todos os exercícios do livro.

What To Do When Machines Do Everything – Malcolm Frank ,Paul Roehrig e Ben Pring

Business

What To Do When Machines Do Everything

Malcolm Frank ,Paul Roehrig e Ben Pring

Esse livro descreve como podem ser os próximos 5 anos e cita algumas coisas um pouco mais a frente em um mundo onde a tecnologia se desenvolve numa velocidade que nem conseguimos acompanhar. Como vai ser o futuro das profissões ? Precisamos nos preocupar ? A inteligência artificial realmente é uma ameaça para nós? E quais os benefícios que a tecnologia nos proporcionar e ainda pode nos proporcionar. É um livro sobre o impacto da tecnologia na humanidade e até um pouco filosófico, gostei bastante.

Marketing 4.0 – Philip Kotler

Marketing

Marketing 4.0

Philip Kotler

Eu já havia lido o Marketing 3.0 do Kotler, novamente ele redefine o que conhecemos por marketing e apresenta como são ou devem ser as novas regras do marketing no século XXI. Um mundo conectado onde devemos usar a internet para oferecer experiências agradáveis para um consumidor cada vez mais exigente e informado. Marketing nesse novo mundo conectado exige uma mudança de mindset, e é isso que é descrito no livro. Recomendo para profissionais de qualquer área.

The devops 2.0 toolkit – Viktor Farcic

Infrastructure as code

The devops 2.0 toolkit

Viktor Farcic

Esse é um livro bem técnico de infraestrutura de TI. Explica como surgiu o movimento devops o que é e quais os benefícios. Mostra como criar um pipeline de continuos delivery automatizado com Docker, Ansible, Jenkins, Git e outras ferramentas de cluster e monitoramento como Kibana, Elastic Search e Logstash. Para quem quer automatizar o ciclo de desenvolvimento de software e deploy esse livro mostra uma abordagem do iniciante à um nível avançado. Embora as ferramentas já tenham evoluído um pouco os conceitos ainda permanecem.

Management 3.0 – Jurgen Appelo

Business

Management 3.0

Jurgen Appelo

Este é um livro que eu gostaria de ter conhecido há alguns anos, teria feito muita coisa diferente no papel de líder. O gerenciamento 3.0 traz uma nova forma de se gerenciar equipes. O autor apresenta 6 visões: Alinhar restrições, desenvolver competências, empoderar as times, energizar as pessoas, crescer a estrutura e melhorar todas as coisas. Pretendo ler ele novamente pois acho que algumas coisas não consegui absorver como gostaria.

Value proposition design – Alex Osterwalder e Greg Bernadia

Business

Value proposition design

Alex Osterwalder e Greg Bernadia

Este livro eu também já havia lido, escrevi um post aqui no blog e frequentemente revisito ele. Para mim é o melhor livro de inovação que já li. Mostra uma metodologia para desenvolver propostas de valor inovadoras ou em outras palavras como desenvolver produtos e serviços que os clientes querem. Ele faz um apanhado em vários métodos conhecidos como Lean Startup, Business Model Canvas, Design Thinking, Customer Development e outros, realmente é excelente.

Equilíbrio e resultado – Christian Barbosa

Business

Equilíbrio e resultado

Christian Barbosa

Esse livro é sobre porque é importante conciliar todos os aspectos da nossa vida, o lado profissional, pessoal, emocional e a saúde física. Nele o autor dá vários exemplos de pessoas que possuem muito resultado financeiro e profissional, mas no longo prazo perdem em outras esferas e ao mesmo tempo pessoas que tem um bom relacionamento e boa saúde, mas não conseguem ter um bom resultado nos negócios ou até em outras metas.

Pro React – Cassio de sousa Antônio

Frontend development

Pro React

Cassio de sousa Antônio

Ano passado comecei a me aventurar no universo tão falado do ReactJs do Facebook. Encontrei esse livro que embora seja de 2015 me esclareceu bastante os conceitos no qual a biblioteca foi concebida. Explica muito bem cada conceito que está( ou estava na época) por trás do ReactJs. Outra coisa que me chamou atenção é que o autor é um brasileiro, ele também tem algumas palestras no Youtube bem interessantes

Adaptive leadership – Jim Highsmith

Business

Adaptive leadership

Jim Highsmith

Se tem uma coisa que está bem batida nos últimos anos é que tudo está acelerando. Precisamos entregar resultado melhor e cada vez mais rápido, cada vez mais ágil. Mas quão ágil as empresas precisam ser atualmente ? E naturalmente fazer as coisas de forma tão ágil requer uma liderança a altura. Precisamos de uma liderança com a capacidade de se adaptar às mudanças rapidamente e se adequar ao contexto e a incerteza que se apresenta. Esse é o tema desse livro.

Business Model for Teams – Tim Clark, Bruce Hazen e Yves Pigneur

Business

Business Model for Teams

Tim Clark, Bruce Hazen e Yves Pigneur

Esse livro é uma continuação do Business Model You, trata-se da mesma metodologia do canvas pessoal aplicados para equipes. Sinceramente não gostei da livro, O primeiro foi tão bom e revelador que esperava algo mais desse foco em equipes. Achei uma completa repetição do primeiro livro mudando em pouco e adicionando algumas ferramentas de trabalho colaborativo.

A nova era digital – Eric Schimidt e Jared Cohen

Business

A nova era digital

Eric Schimidt e Jared Cohen

Este é um livro ao meu ver de futurismo, como a tecnologia vai impactar tudo a nossa volta nos próximos 50 anos ou mais. É legal para abrir a mente e ver a tecnologia de uma forma diferente. No entanto achei muitos exemplos e previsões distantes demais de nossa atual sociedade, mesmo para os países mais desenvolvidos. É uma leitura legal pois cita o lado positivo da tecnologia e da Inteligência artificial.

Building progressive web apps – Tal ater

Frontend development

Building progressive web apps

Tal ater

Progressive Web Apps para mim é algo que veio para ficar e mudar radicalmente o mundo das aplicações móveis. Usando recursos da web moderna para oferecer uma experiência superior como Service Workers, Cache API, Push Notification e outras o autor explica detalhadamente cada um desses recursos e constrói uma aplicação de exemplo usando todas tecnologias em conjunto. Livro excelente.

Objectives and Keys Results – Paul R. Niven and Ben Lamort

Business

Objectives and Keys Results

Paul R. Niven and Ben Lamort

Se você não conhece OKR (Objectives and Keys Results), é uma ferramenta estratégica para gestão de um time ou organização inteira. Foi criada pela Intel e atualmente é utilizadas por inúmeras empresas ao redor do mundo. Acredito que quem mais defende atualmente é o Google. Achei uma excelente alternativa à um dos modelos mais conhecidos como BSC(Balanced Score Card), em comparação a este, é uma metodologia muito mais simples e enxuta. O que mais me chamou a atenção é a sua cadência ( geralmente trimestral) e sua simplicidade, que favorece o alinhamento entre um grande número de pessoas. É um livro bem denso na minha opinião e voltado a alta gestão de uma organização, que tenha poder de decisão.

A startup enxuta – Eric Ries

Business

A startup enxuta

Eric Ries

Esse livro eu li em 2015 e em 2017 novamente. A primeira coisa que veio a cabeça quando terminei de ler é como fiquei tanto tempo sem ter o conhecimento que é compartilhado nele. Eric Ries compartilha seus e aprendizados ao conduzir o desenvolvimento de um produto de sua startup em um ambiente de incerteza ( como o autor descreve). Ele apresenta o seu modelo, um ciclo contínuo que ele chama de Construir, medir e aprender. É um método para conceber hipóteses, criar protótipos dessas hipóteses e entregar ao mercado tão rápido quanto possível para validar tais hipóteses, capturar o aprendizado e evoluir. Peço desculpa se meu resumo sucinto está ruim, mas se você quer desenvolver produtos e serviços inovadores e de forma rápida e com baixo despedício, esse é o livro.

A lógica do cisne negro – Nassim Nicholas Taleb

Business

A lógica do cisne negro

Nassim Nicholas Taleb

Esse livro é de virar a cabeça com sua matemática, e de como os acontecimentos altamente imprevisíveis mas que quando ocorrem mudam drasticamente a paisagem do nosso mundo. Planejamento do futuro e de risco é uma das coisas mais faladas no mundo dos negócios, mas são realmente assertivas ? Esse livro aborda o quanto estamos errados quando tentamos prever o que vai acontecer se baseando no passado e como ficamos frágeis quando não nos preparamos para o pior que pode acontecer, mesmo que improvável.

O poder do hábito – Charles Duhigg

Business

O poder do hábito

Charles Duhigg

Esse livro eu já havia lido e escrito um post também em 2014, mas quis ler novamente. Sempre que me vejo procrastinando de mais para fazer as coisas ou começar um novo objetivo me volto para esse livro. Nele o autor mostra na base de muito estudo científico porque fazemos o que fazemos, o que são os nossos hábito e como podemos abandonar velhos hábitos como cigarro, bebidas entre outros ou começar a ter novos hábitos. É um guia de como nosso cérebro funciona na questão dos hábitos e comportamentos.

Fullstack React – Anthony Accomazzo, Ari Lerner, Clay Allsopp, David Guttman, Tyler McGinnis e Nate Murray

Frontend Development

Fullstack React

Anthony Accomazzo, Ari Lerner, Clay Allsopp, David Guttman, Tyler McGinnis e Nate Murray

Continuando a aprofundar no ReactJs esse livro é excelente, tem muitos exemplos para níveis iniciantes, intermediários e avançado. Gostei bastante da parte dos exemplos modularizados e os tutoriais já estão sobre o React Router v4. Aborda muitos temas do “ecossistema” React.

Practical Modern Javascript – Nicolas Bevacqua

Frontend Development

Practical Modern Javascript

Nicolas Bevacqua

Para quem está buscando conhecer as novas features do Javascript(Ecmascript 6) recomendo muito esse livro. Eu já acompanho o Nicolas Bevacqua em seus posts e esse livro realmente ficou muito completo, fundamentando bem cada API e novidade do ES6. Tem muitos exemplos e referências para se aprofundar.

Reuniões Visuais – David SIbbet

Business

Reuniões Visuais

David SIbbet

Este livro é a primeira edição de David Sibbet, escrito antes do Equipes Visuais, mas resolvi deixar para ler ele depois. É um excelente livro, nele o autor descreve os benefícios da comunicação visual para a clareza da comunicação e o aumento da produtividade em reuniões e por toda a organização. Ele apresenta o seu modelo para desenvolver uma boa comunicação visual nos mais diversos contextos de uma empresa, do operacional ao estratégico.

Advanced Microservices – Thomas Hunter II

Backend development

Advanced Microservices

Thomas Hunter II

Tanto quanto ReactJs, um assunto que está dando o que falar são Micro serviços. Parece que está todo mundo se atirando para esse tipo de arquitetura sem nem ao menos entender o porque de utilizar e quais são os desafios. Então vejo gente indo para micro serviços e depois repensando e voltando atrás para o velho monolítico. Recomendo esse livro para abordar o que é e se realmente você precisa disso na sua arquitetura

Express in action – Evan M. Hahn

Frontend development

Express in action

Evan M. Hahn

Eu conhecia pouco do Express do Nodejs, então achei esse livro. Geralmente os livros da série “in Action” da Manning são excelente, sem exceções. Esse livro descreve a motivação e o porque do Express. Tem muitos exemplos de como utilizar os Middlewares, que são o conceito mais abordado no uso do Express

Sapiens – Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

Business

Sapiens – Uma breve história da humanidade

Yuval Noah Harari

Esse livro foge um pouco dos assuntos que costumo ler, mas ouvi falar tão bem dele em tantos lugares que fiquei curioso. É muito bom, aborda a história do homem começando a 70 mil atrás e como evoluímos até chegar no dias atuais. Aborda a história de um pouco de vista biológico, social e econômico. Ao final ele aborda para onde estamos e como vamos evoluir com o uso da tecnologia.

Clean Code – Robert C. Martin

Backend/frontend development

Clean Code

Robert C. Martin

Vou apenas repetir o que muito se fala sobre esse livro. Todo o programador deveria ler. É um livro de boas práticas no desenvolvimento de software, mas abordando os detalhes que geralmente não se fala, deixar o seu código mais limpo e de fácil manutenção no longo prazo. Ele aborda temas como nomes de variáveis, funções, quando e como comentar e diversos outros exemplos. Os exemplos são em Java mas serve para qualquer linguagem.

Antifragil – Nassim Nicholas Taleb

Business

Antifragil

Nassim Nicholas Taleb

Esse livro é um complemento ao primeiro livro do Taleb. Depois de falar do impacto do altamente improvável e cunhar os termos mediocristão e extremistão, agora o autor vem com o termo “antifrágil” como algo que se fortalece diante do stress e das coisas que o prejudicam. Achei um livro bem difícil de ler e compreender em alguns aspectos, o autor aborda o conceito de antifrágil na vida, nos negócios, na medicina, na economia e até nas cidades, estados e nações e porque devemos nos tornar antifrageis em um mundo cheio de incerteza e falácias de eficiência e planejamento.

Functional Programming in Javascript – Dan Mantyla

Frontend development

Functional Programming in Javascript

Dan Mantyla

Programação funcional é outro termo em alta. Fiquei interessado em como abordar em javascript. Esse livro tem vários exemplos de como podemos usar o Javascript para fazer programação funcional. Explica também os conceitos matemáticos por trás da programação funcional e algumas bibliotecas que podem ajudar a potencializar o uso dessa abordagem no Javascript. A única que coisa que achei falta foi um explicação do contexto em que seria melhor usar a programação funcional ao invés da programação OOP.

Secrets of the Javascript Ninja 2nd – John Resig

Frontend development

Secrets of the Javascript Ninja 2nd

John Resig

Eu já li a primeira edição desse livro há alguns anos atrás. Para quem não sabe John Resig é o criador do JQuery. Esse livro é muito bom para quem quer entender como funciona o Javascript e até mesmo como a web funciona, desde o momento que digitamos um endereço no navegador e apertamos o “enter” até a finalização do carregamento da página. Com esse entendimento claro, podemos desenvolver softwares melhores.

Use a cabeça padrões de projeto 2º ed. – Elisabeth Freeman e Eric Freeman

Backend/Frontend development

Use a cabeça padrões de projeto 2º ed.

Elisabeth Freeman e Eric Freeman

Já li muitos livros e posts sobre padrões de projeto, mas nenhum deixou tão claro quanto esse. Ele parte do princípio que você não sabe nada sobre padrões de projeto e passa pelos principais padrões de projeto criando cenários lúdicos de onde e como utilizar cada padrão, a intenção e a motivação de cada padrão e como combiná-los para resolver um problema dentro de um contexto.

Design patterns Explained simply – Alexander Shvets

Backend development

Design patterns Explained simply

Alexander Shvets

Apesar de ter colocado como livro aqui, o que eu li foi o site(https://sourcemaking.com) do autor, no qual ele disponibiliza o mesmo conteúdo do livro, porém gratuitamente. Eu li ele em paralelo com o Use a cabeça. O autor também explica de forma muito detalhada cada padrão e coloca diversos exemplos de uso em várias linguagens diferentes como Java, Python,PHP, C++ e Javascript, realmente é um trabalho muito completo.

Learning Redux – Daniel Bugl

Frontend development

Learning Redux

Daniel Bugl

Na curva de aprendizado de React o que mais me chamou atenção com o gerenciamento de estado das aplicações, realmente é algo que fiquei impressionado em como simplifica o desenvolvimento de interfaces. Como Redux é uma das biblioteca mais utilizadas quis aprofundar nela, Esse livro explica os conceito do Redux com vários exemplos e o que mais gostei foi a aplicação de Redux com testes.

2016


Learning Redux – Daniel Bugl

Business

Jobs - A biografia

Walter Isaacson

Esse livro apresenta um relato muito completo da vida de Stve Jobs. O livro é imenso e bem detalhado passando bem por cada fase da vida dele. A história da Apple é misturada a história de Jobs naturalmente, mas é um livro bem legal de ler mesmo.

Kanban e Scrum - obtendo o melhor de ambos - Henrik Kniberg e matias Skarin

Business

Kanban e Scrum - obtendo o melhor de ambos

Henrik Kniberg e matias Skarin

Esse livro apresenta as diferenças entre Kanban e Scrum e mostra um case de implementação de um time de atendimento que passou do SCrum para o uso do Kanban e como foi essa transformação.

Tríade do tempo - Christian Barbosa

Business

Tríade do tempo

Christian Barbosa

Esse é um dos melhores livros de administração do tempo que já li. Mostra uma abordagem pratica e simples e com vários casos de uso e como se disciplinar. Os outros livros que li sempre pregavam um ritmo mais radical de mudança de hábito.

2015


Business Model Generation - Alexander Osterwalder, Yves Pigneur

Business

Business Model Generation

Alexander Osterwalder, Yves Pigneur

Nesse livro que é apresentado o Business Model Canvas (BMC), uma ferramenta visual que mudou o mundo dos negócios na minha opinião. Além da apresentação BMC, o autor descreve o que é um modelo de negócios e alguns tipos de modelos de negócios. Também é apresentado como pdoemos formular, avaliar e testar modelos de negócios de forma ágil.

A Startup de $100. Abra o Negocio dos Seus Sonhos e Reinvente Sua Forma de Ganhar a Vida - Chris Guillebeau

Business

A Startup de $100. Abra o Negocio dos Seus Sonhos e Reinvente Sua Forma de Ganhar a Vida

Chris Guillebeau

Esse livro é bem legal, o autor mostra como se pode levar um estilo de vida de auto realização e ganhar dinheiro começando com bem pouco. Achei legal a parte que ele mostra como fazer um plano de negócios com apenas uma folha de papel.

A startup enxuta – Eric Ries

Business

A startup enxuta

Eric Ries

A primeira coisa que veio a cabeça quando terminei de ler é como fiquei tanto tempo sem ter o conhecimento que é compartilhado nele. Eric Ries compartilha seus e aprendizados ao conduzir o desenvolvimento de um produto de sua startup em um ambiente de incerteza ( como o autor descreve). Ele apresenta o seu modelo, um ciclo contínuo que ele chama de Construir, medir e aprender. É um método para conceber hipóteses, criar protótipos dessas hipóteses e entregar ao mercado tão rápido quanto possível para validar tais hipóteses, capturar o aprendizado e evoluir. Peço desculpa se meu resumo sucinto está ruim, mas se você quer desenvolver produtos e serviços inovadores e de forma rápida e com baixo despedício, esse é o livro.

2014


Os 8ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho

Marketing

Os 8ps do Marketing Digital

Conrado Adolpho

Depois de assistir uma palestra do Conrado fiquei bem impressionado com suas idéias sobre como investir e dar propulsão a seu negócio online. Este livro fala sobre economia digital e como a tecnologia afetou o comportamento das pessoas no processo de compra. Depois ele introduz o método que ele desenvolveu, os 8Ps . Este livro abriu a minha mente de diversas formas, recomendo a sua leitura a qualquer profissional da área de tecnologia ou marketing.

A cauda longa – Chris Anderson

Marketing

A cauda longa

Chris Anderson

Para quem trabalha com internet esse livro é excelente. Chris Anderson é editor chefe da revista Wired e explica como a internet mudou o modelo de negócios das empresas e principalmente como as empresas pontocom conseguem lucros incríveis na internet, um meio onde os mercados de nicho se tornam mercado massa. O autor mostra que diferente de uma empresa fora da internet onde seu foco está no mercado de massa, na internet isso não é tão relevante, pois a soma dos mercados de nicho é maior que o mercados de massa, essa é a cauda longa.

Free – Chris Anderson

Marketing

Free

Chris Anderson

Do mesmo autor de A cauda Longa, Chris Anderson explica nesse livro como o mercado de abundância que a internet revelou vai nos levar a uma economia baseada no preço zero e como empresas baseadas neste modelo sobrevivem e ironicamente obtêm lucros. Ainda é apresentado um novo conceito em modelo de negócios o Freemium e cita empresas que já se sustentam neste modelo.

Marketing 3.0 – Philip Kotler

Marketing

Marketing 3.0

Philip Kotler

Philip Kotler, um dos pais do marketing no mundo estabelece neste livro uma nova definição de marketing. Ele apresenta que estamos na era da participação e da colaboração e que as empresas devem pensar em seus produtos com o foco no ser humano. O livro também aborda forte a questão da co-criação.

Web Analytics 2.0 – Avinash Kaushik

Marketing

Web Analytics 2.0

Avinash Kaushik

Quando se fala de mensuração ou métricas online, Avinash Kaushik não parece ser desse mundo. Neste livro ele aborda como se tornar um ninja ( como ele mesmo aborda no livro entre seus capítulos) das análises web. Ele mostra como entender o comportamento dos usuários que acessam o seu site e como construir indicadores que realmente lhe conduzam a ter um retorno sobre seu negócio online. Ainda aborda diversas questões de testes e diferentes cenários de Internet Marketing e como mensurá-los. É um livro bem complexo de ler em algumas partes, mas vale a pena.

A arte do SEO – Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola

Marketing

A arte do SEO

Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola

Este livro aborda SEO do ponto de vista das maiores autoridades no assunto. É um livro de 600 páginas falando sobre SEO do básico até um nível razoavelmente avançado. Explica como fazer um planejamento de SEO, montar equipes, aborda também todas as questões técnicas possíveis até o lançamento do livro é claro, que é de 2012, e sabemos que o mercado de SEO é bem dinâmico. É um bom livro e ainda em 2014 eu recomendo sua leitura, pois há coisas imutáveis apresentadas neste livro.

Monitoramento e métricas de midias sociais do estagiário ao CEO – Diego Monteiro , Ricardo Azarite

Marketing

Monitoramento e métricas de midias sociais do estagiário ao CEO

Diego Monteiro , Ricardo Azarite

Este livro realmente faz você entender que rede sociais nas organizações é coisa séria e pode trazer grandes retornos de valores para os clientes, colaboradores e para as empresas. O autor apresenta seu conceito de que no trabalho e monitoramento de mídias sociais existem níveis de maturidade. Também explica como diagnosticar em que nível sua empresa está e como ir evoluindo.

O monge e o executivo – James C. Hunter

Business

O monge e o executivo

James C. Hunter

Este foi o primeiro livro que li sobre liderança. Acho fantástico e abriu minha mente para coisas que nunca tinha pensado. Fala sobre liderança servidora e usa a história de um executivo que foi fazer um retiro em um mosteiro quando sua vida e sua carreira estavam em declínio. É um dos livros de liderança mais vendidos do mundo.

Como se tornar um líder servidor – James C. Hunter

Business

Como se tornar um líder servidor

James C. Hunter

Esta é continuação do primeiro livros de James C Hunter. Se no primeiro livro ele apresentou a liderança servidora e seus princípios e valores, neste ele mostra como aplicar a liderança servidora em sua vida. O auto percebeu que todos se encantavam com a liderança servidora mas não sabiam o que fazer de fato para aplicá-la. O resultado disto está neste livro.

As 21 irrefutáveis leis da liderança – John C. Maxwell

Business

As 21 irrefutáveis leis da liderança

John C. Maxwell

John Maxwell é considerado uns dos gurus da liderança no mundo, seus livros são fantásticos na minha opinião. Neste livro ele descreve 21 coisas que os líderes devem desenvolver , praticar e aplicar para ser um líder melhor. Ninguém faz essas 21 coisas bem, mas todos podem melhorar, essa é a mensagem do livro. Fiz um post detalhando este livro a um tempo atrás.

Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Business

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Dale Carnegie

Este livro foi escrito a mais de 50 anos, e todo seu conteúdo ainda é de um valor inestimável. Se liderar é influenciar, então este livro tem muito a ensinar sobre liderança. É um livro que mostra como se relacionar melhor e como atingir seus objetivos através da boa e efetiva comunicação.

Pipeline de liderança – Ram Charam

Business

Pipeline de liderança

Ram Charam

Este é um dos livros que me fez pensar diferente depois que eu li. O autor aborda uma forma de desenvolver líderes nas organizações. É apresentado um método de seis fases e três dimensões que os líderes devem desenvolver. Habilidades, alocação de tempo e valores devem ser desenvolvidos em cada fase de liderança, do colaborador ao CEO.

Todos se comunicam, poucos se conectam – John C. Maxwell

Business

Todos se comunicam, poucos se conectam

John C. Maxwell

Este livro aborda como se conectar com as pessoas enquanto nos comunicamos com elas, ou seja, como realmente fazer as pessoas se interessarem pelo que você está comunicando. É demonstrado no livro como se comunicar melhor em três perspectivas: para um indivíduo, para um grupo e para uma platéia. É um livro grande porém de fácil leitura.

As 21 indispensáveis qualidades de um líder – John C. Maxwell

Business

As 21 indispensáveis qualidades de um líder

John C. Maxwell

Seguindo a mesma lógica de “As 21 irrefutáveis leis da liderança” , neste livro John Maxwell fala sobre 21 qualidades que um líder deve ter. Também é mostrado como identificar essas qualidades em você e como desenvolvê-las. Como em todos os livros de John, há diversos exemplos que deixam bem claro que mensagem que está sendo passada.

2013


Professional JavaScript for Web Developers – Nicholas C. Zakas

Frontend development

Professional JavaScript for Web Developers

Nicholas C. Zakas

Este é um dos livros meio recentes (janeiro de 2012) de javascript mais completos na minha opinião. Para quem acompanha desenvolvimento javascript Nicholas Zakas dispensa apresentações. Está é a 3º edição deste livro, ela vai do básico ao avançado . Vai desde o que é javascript até as melhores práticas de como desenvolver aplicações com javascript visando um código para fácil manutenção , performance e deploy da mesma.

Secrets of the JavaScript Ninja – John Resig and Bear Bibeault

Frontend development

Secrets of the JavaScript Ninja

John Resig, Bear Bibeault

Este é de longe um dos melhores e mais esclarecedores livros de javascript que já já li . O autor John Resig, criador da biblioteca javascript mais usada do mundo ( A JQuery) realmente mostra as técnicas e pensamentos para se tornar um ninja javascript ,segundo ele . Em muitas partes do livro ele mostra como fazer coisas extramente complexas e úteis com poucas linhas de código, algumas vezes até me senti ridículo (algo do tipo como nunca pensei nisso). Eu li a primeira edição e a segunda que é de dezembro de 2012 (bem recente) . super recomendo a leitura dele.

Pro JavaScript Design Patterns – Ross Harmes ,Dustin Diaz

Frontend development

Pro JavaScript Design Patterns

Ross Harmes, Dustin Diaz

Sim senhores! , espero que isso não seja um novidade para a maioria, mas javascript é orientado a objetos, não da forma como conhecemos em PHP, Java ou C++ . Javascript usa o conceito de Objeto literal . Neste livro o autor passa por diversos padrões de projetos , seus conceitos, como pode ser aplicado em javascript e exemplos de uso.

JavaScript Patterns – Stoyan Stefanov

Frontend development

JavaScript Patterns

Stoyan Stefanov

Apesar de ter a mesma chamada do livro acima da Apress. Este livro mostra implementações de outros padrões de projeto e vai um pouco mais a fundo no conceito de objeto literal e closures e, javascript. Outra coisa que gosto da maioria dos livros da O’Reilly é que sempre mostra um problema, uma solução e a discussão em cima dos mesmos.

JavaScript Patterns – Stoyan Stefanov

Frontend development

Object-Oriented JavaScript

Stoyan Stefanov

Do mesmo autor de Javascript Patterns, este é um livro anterior. Nele Stoyan não fala de padrões de projetos em si. Mas sim como são as classes e objetos em javascript, como eles se comportam, quais são as classes nativas da linguagem e como criar nossas próprias classes.

Designing with Progressive Enhancement – Todd Parker, Patty Toland,  Scott Jehl, Maggie Costello Wachs

Frontend development

Designing with Progressive Enhancement

Todd Parker, Patty Toland, Scott Jehl, Maggie Costello Wachs

Neste os autores , que são do filamentgroup.com (grandes contribuintes da JQuery UI) simplesmente desbravam o Progressive enhancement . Uma técnica para desenvolver websites, que consiste em se ter uma versão básica de sua página que rode em qualquer navegador e conforme as capacidade do mesmo a página vai adicionando funcionalidades e recursos. Acredito que este seja um conceito fundamental para desenvolvedores hoje e por um bom tempo ainda, levando em quanta as incompatibilidades e diversos dispositivos que suportam a plataforma web .

Even Faster Web Sites – Steve Souders

Frontend development

Even Faster Web Sites

Steve Souders

Performance é algo que valorizo muito , se você é do tipo que se importante muito com este assunto, esse livro é excelente. O autor mostra como uma página web é interpretada pelo browser e como o javascript e css são processados em detalhes bem ricos. Ainda mostra como escrever um código otimizado e diversas ferramentas para analisar e testar a performance de uma página web.

High Performance JavaScript – Nicholas C. Zakas

Frontend development

High Performance JavaScript

Nicholas C. Zakas

Eu gosto muito do trabalho do Nicholas Zakas, em questão de aplicações de larga escala em javascript e performance o cara manda muito. Neste livro ele mostra boa práticas de programação javascript vários conceitos no processamento de páginas web pelos browsers e no final livro como podemos fazer um ambiente de desenvolvimento javascript com building e deploy mostrando que desenvolvimento javascript é algo muito sério e não serve apenas para validar formulários.

Beginning Google Maps API 3 – Gabriel Svennerberg

Frontend development

Beginning Google Maps API 3

Gabriel Svennerberg

Este é um ótimo livro para quem está procurando desenvolver aplicações com a API do Google Maps. Me ajudou bastante quando fiz um projeto com essa API . Além de cobrir os aspectos mais básicos da API também mostra como otimizar os mapas já construídos e como migrar da versão 2 para a 3 , claro que hoje em dia acho que poucas páginas ainda usam a versão 2, mas vai saber .

Professional XMPP Programming with JavaScript® and jQuery – Jack Moffitt

Frontend development

Professional XMPP Programming with JavaScript® and jQuery

Jack Moffitt

Há um tempo atrás tive que desenvolver uma rede social para um certo público, e a rede precisava é claro de um chat ( que me tirou o sono) . Este livro me deu uma certa direção para criar o chat. Se você tem que desenvolver um sistema de chat que muitos usuários vão acessar, então você tem que aprender sobre o protocolo XMPP , Google e Facebook usam ele em seus chats. Neste livro o autor mostra como construir aplicações com o protocolo XMPP usando javascript com a biblioteca JQuery.

Ajax in Action – Dave Crane ,Eric Pascarello, With Darren James

Frontend development

Ajax in Action

Dave Crane ,Eric Pascarello, With Darren James

Apenas para deixar claro que uma requisição ajax não é apenas isso $.ajax ou $.get ou $.post , rsrs . Brincadeiras a parte, os desenvolvedores se acostumaram com as facilidades dos frameworks para se trabalhar com ajax que nem fazem idéia de como fazer uma sem usar um framework. Este livro possui quase 8 anos na data em que escrevo este post, mas as requisições ajax ainda são as mesmas, mesmo com as novas funcionalidades que vieram junto com o HTML5, então recomendo muito a leitura pra quem deseja aprofundar seus conhecimentos.

Web Development with Zend Framework 2

Backend development

Web Development with Zend Framework 2

Michael Romer

Acordando para o Zend 2 ? Este é o livro . O autor fala muito bem de como o Zend 2 interpreta as requisições, do seus novos conceitos e de como construir de forma produtivas boas aplicações com esse framework. Depois de trabalhar com muitos frameworks PHP, sem dúvida o Zend Framework é o que mais me agrada desde sua versão 1. O problema dele é a curva de aprendizado que é relativamente longa, principalmente se você não tem um bom conhecimento sobre programação OOP. Geralmente programadores inexperientes no mundo OOP, tendem a odiá-lo e acha-lo engessado ou mesmo lento e exagerado no consusmo de recursos.

PHP Objects, Patterns and Practice

Backend development

PHP Objects, Patterns and Practice

Matt Zandtra

Este é um dos melhores livros que já li sobre php, tem um conteúdo do intermediário para o avançado eu diria. O autor fala das melhores práticas para o desenvolvimento orientado a objetos com PHP e também comenta algumas das praticas ruins. Também é dado exemplos de uso dos principais patterns de desenvolvimento OOP e faz uma boa introdução ao PEAR(para quem não conhece vale a pena). Para finalizar o autor faz praticamente um roteiro de como desenvolver um projeto do início ao fim dando prioridade a boa documentação, desenvolvimento com controle de versão, testes automatizados e até como utlizar um sistema de build de software para PHP.

Pro PHP Patterns Frameworks Testing and More

Backend development

Pro PHP Patterns Frameworks Testing and More

Kevin McArthur

Neste livro o que mais gostei é que o autor comenta novidades para o futuro do PHP e implentações do PHP no que diz respeito a programação OOP. É reforçada a programação por padrões de projetos, TDD e o que me chamou atenção foi a profundidade do autor em ralação a Standard PHP Library (SPL) , que sinceramente para mim era até novidade (rsrsrs). Para finalizar o autor fala sobre o desenvolvimento usando MVC e mostra como usar o Framework Zend para construir aplicações em totalmente em padrões MVC.

Learning PHP Data Objects

Backend development

Learning PHP Data Objects

Dennis Popel

Se você ainda faz integração com banco de dados usando mysql_connect ou pg_connect, meu amigo você não sabe o que é ser feliz . Neste livro Dennis Popel faz uma viagem detalhada sobre a PDO , uma biblioteca padrão a partir do PHP 5 , totalmente orientada a objetos e com o único objetivo de facilitar e abstrair operações com banco de dados, vale muito a pena a leitura para quem não conhece e quem já conhece pode aprofundar conhecimentos.

Pro PHP Refactoring

Backend development

Pro PHP Refactoring

Peter MacIntyre, Brian Danchilla, Mladen Gogala

Este é um livro bem chato eu diria, ele fala sobre refatoração . Para nós desenvolvedores, refatorar é alterar o código com o objetivo de otimizá-lo, porém sem afetar seu resultado final. Em outras palavras, como podemos escrever bom código orientado a objetos, escrevendo menos código e economizando recursos e é claro dedos!! . O autor apresenta sempre um caso de exemplo real de diversas situações de código e como otimizá-lo além de diversas ferramentas de auxílio.

Pro PHP Application Performance: Tuning PHP Web Projects for
                Maximum Performance

Backend development

Pro PHP Application Performance: Tuning PHP Web Projects for Maximum Performance

Armando Padilla, Tim Hawkins

Antes de ser desenvolvedor eu fui Analista de Infraestrutura, sendo assim sempre fui bem chato com questões de performance, seja de hardware ou software. Neste livro os autores mostram como podemos melhorar a performance de nossas aplicações, seja otimizando o código ou outras varáveis de um ambiente PHP, como configurações de servidor Apache, banco de dados, etc.

Securing PHP Web Applications – Tricia Ballad, William Ballad

Backend development

Securing PHP Web Applications

Tricia Ballad, William Ballad

Na minha opinião segurança nunca é demais, mas na maioria das vezes acaba ficando em segundo plano. Este livro aborda algumas tecnicas que podem prejudicar aplicações WEB e como se prevenir delas, seja programando ou configurando serviços como servidor e banco de dados. Achei que este livro aborda muito aplicações PHP em ambiente windows, que são minoria de mercado, mesmo assim vale a pena a leitura.

Real-World Solutions for Developing High-Quality PHP Frameworks and Applications – Sebastian Bergmann, Stefan Priebsch

Backend development

Real-World Solutions for Developing High-Quality PHP Frameworks and Applications

Sebastian Bergmann, Stefan Priebsch

Este livro é de fato muito bom, ele realmente faz o que o título promete, como desenvolver aplicações e frameworks de alta qualidade para o mundo real. Os autores abordam diversas questões de qualidade de software, programação orientada a testes, automatização de processos e até um caso real de desenvolvimento de uma aplicação, não só o desenvolvimento da mesma mas também o gerenciamento do projeto como um todo utilizando métodos ágeis.

PHP 5 Social Networking –  Michael Peacock

Backend development

PHP 5 Social Networking

Michael Peacock

Já tive que desenvolver um rede social em PHP, este livro me ajudou bastante a clarear as idéias. O autor mostra conceitos que estão presentes em uma rede social e como desenvolver uma solução para os mesmo. Vai desde a criação de uma framework para a rede social, até a construção completa da mesma. Há alguns aspectos de programação que eu não usaria, mas é um excelente livro para quem está em um projeto similar.

PHP Programando com Orientação a Objetos –  Pablo Dall’Oglio

Backend development

PHP Programando com Orientação a Objetos

Pablo Dall’Oglio

Este foi um dos primeiros livros que eu li sobre PHP e programação OOP. O autor aborda muito bem o conceito de orientação a objetos e o básico da própria linguagem PHP . Apresenta muitos exemplos e casos de uso, realmente recomendo, ainda mais porque o autor é brasileiro e com um livro de ótima qualidade.

PHP Architect’s Guide to Date and Time Programming –  Derick Rethans

Backend development

PHP Architect’s Guide to Date and Time Programming

Derick Rethans

Perdido na hora de manipular datas e horas no PHP ? Fazendo gambiarra de tudo que é lado ? Este livro é a solução para a maioria dos seus problemas, sempre vão sobrar alguns ainda, rsrsrsr . Sem mais a dizer o livro é muito bom no que se propõe.

PHP Team Development – Samisa Abeysinghe

Backend development

PHP Team Development

Samisa Abeysinghe

Este livro não fala sobre como programar de uma forma ou de outra ou qual algorítimo é melhor, ele fala sobre processos de desenvolvimento de software, como gerenciar e montar equipes e o projeto em si. Cita exemplos de gerenciamento de projetos usando métodos ágeis. Eu recomendo a leitura, um desenvolvedor não é formado apenas de pilhas de código, rsrsr.

The Definitive Guide to Apache mod_rewrite –  Rich Bowen

Backend development

The Definitive Guide to Apache mod_rewrite

Rich Bowen

E quando todos falavam de URLs amigáveis eu achei esse livro e comecei a rir sozinho. Explica tudo o que é necessário fazer com o mod_rewrite do Apache e vai bem além de simplesmente redirecionar todas as requisições da página para o index.php . Acho muito importante a leitura para desenvolvedores que gostam de utilizar técnicas de forma consciente e não apenas copiar tudo o que aparece no Google.

PHP 5 CMS Framework Development – Martin Brampton

Backend development

PHP 5 CMS Framework Development

Martin Brampton

Os livros que eu mais gosto de ler são aquele que mostram como construir aplicações inteiras do zero, pois nos mostram sempre uma nova perspectiva de desenvolver algo. Neste livro o autor mostra como desenvolver um framework OOP do zero, usando este framework para fazer um CMS . É abordado desde organização do código , autenticação, segurança, controle de acesso, otimização através de cache, exportação de dados via web services e por ai vai.

 PHP|Architect’s Guide to Web Scraping with PHP – Matthew Turland

Backend development

PHP|Architect’s Guide to Web Scraping with PHP

Martin Brampton

Podemos dizer que webscraping é o processo de ler páginas WEB através de uma linguagem de programação(e não um browser) e extrair informações que se deseja desta página. Em resumo esse livro fala de técnicas para criar robos agents que leem páginas html, é similiar ao processo de crawling do Google ( apenas um milhão de vezes mais simples é claro). Quando desenvolvi uma rede social, este livro me ajudou na hora de ler links que eram postadas na stream da rede e puxar seus meta dados e imagens.