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Pensando em empreender ? Conheça o Business Model Canvas.

Se você está pensando em empreender algum produto ou serviço ou mesmo algum projeto dentro de sua empresa, então você precisa conhecer o Business Model Canvas ( BMC ). É uma ferramenta estratégica com o objetivo de facilitar a criação de modelos de negócio, produtos, serviços ou projetos de forma rápida e visualmente clara.

Imagine que você está tomando café em um local qualquer e você tem uma ideia que pode ser muito lucrativa, lhe falta apenas um bom investidor.  Pra lhe ajudar mais ainda você percebe no mesmo local tem um grande investidor tomando café também. Então rapidamente você pega um guardanapo de papel e desenha rapidamente tudo que a sua ideia é capaz de fazer de forma simples e clara para esse investidor, que por sua vez fica encantado. É isso que o BMC é capaz de fazer por você, de uma forma não tão exagerada é claro !

Criado por Alex Osterwalder consiste em um retângulo divido em nove blocos, onde cada um desses blocos vai uma informação referente ao negócio/serviço/projeto que você deseja criar. Abaixo você pode ver uma imagem do BMC:

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Pode parecer simples, mas é realmente surpreendente como esses noves blocos podem lhe dar uma visão clara de modelos de negócios extremamente complexos. Embora o BMC seja mais voltado para modelagem de modelos de negócios novos ou existentes, na empresa onde trabalho cheguei a usar o BMC para explicar como seria nossa estratégia de marketing digital para o ano seguinte. De forma rápida e clara minha diretoria entendeu a idéia que eu pretendia passar. Vamos agora conhecer quais são e para que servem cada um dos noves blocos.

 

1 – Segmento de clientes

O primeiro bloco que vamos ver é o de segmento de clientes, qualquer empresa ou serviço prestado precisa ser a destinado a algum fim , ou seja precisa de clientes. Aqui nesse bloco você vai colocar o publico que vai se beneficiar de seu negócio. Imagine que você tem um e-commerce de cosméticos. Quais seriam as pessoas que podem se beneficiar dele ? Um exemplo seria mulheres para consumo próprio, pequenos pontos de venda e etc. Para brincar um pouco mais vamos começar a preencher com esse exemplo um BMC:

segmento_clientes

 

2 – Proposta de Valor

A proposta de valor é o que seu negócio ou empresa fará para o segmento de clientes, porque eles vão se interessar ou consumir seu serviço ou produto. Uma maneira de pensar é responder as seguintes perguntas:

  1. Que valor você está entregando para o cliente ?
  2. Que tipo de problema você resolve ?
  3. Que produtos ou serviços você oferece ?

Vamos completar o bloco Proposta de valor do nosso BMC:

proposta-valor

 

3 – Canais

O bloco dos canais descreve como você vai se comunicar com os clientes e quais vão ser os seus pontos de contato. É nele que vai ficar evidenciado como você apresenta seu produtos/serviços aos clientes ou mesmo como você vai dar suporte e manter seu relacionamento com eles.

canais

 

 

4 – Relacionamento com os clientes

O bloco de relacionamento com os clientes descreve como a empresa quer se relacionar com cada segmento de cliente . Isso pode variar muito de uma empresa para outra. Podemos ter uma empresa focada em aquisição de clientes enquanto outra está mais focada em reter clientes ou até mesmo, com um foco em conhecer o hábito de compra de cada cliente. Este também é um tipo de relacionamento a se ter.

 

relacionamento_cliente

 

5 – Fontes de receita

O bloco de fontes de receita como o próprio nome já diz especifica como nossa empresa/serviço vai gerar receita, como nossos clientes estão dispostos a pagar pelo que é oferecido a eles. Aqui você pode descrever como sendo a venda de um produto, ou uma receita recorrente derivada da assinatura de um serviço ou de suporte a um produto vendido, entre muitas outras formas.

fontes_receitas

 

 

6 – Recursos-chave

Este bloco descreve quais são os recursos-chave que você necessita para alcançar a proposta de valor.  Recursos-chave podem ser físico, financeiro, intelectual ou humano. No processo de construção da sua proposta de valor você pode precisar de pessoas, instalações físicas, materiais e etc. Toda essa informação fica no bloco de recursos-chave.

 

 

7 – Atividades-chave

Neste bloco é descrito quais são as atividades mais importantes que precisam ser feitas para alcançar a proposta de valor e manter o relacionamento desejado com os clientes. Uma forma de tornar mais fácil o preenchimento deste bloco é responder a pergunta: Que atividades-chave nossa proposta de valor exige ?

atividades-chave

 

 

8 – Parceiros-chave

Hoje praticamente todo o modelo de negócio ou empresa precisa de fornecedores em alguma parte da construção de sua proposta de valor. Neste bloco você descreve quem são os seus principais fornecedores, de que tipo de serviços de fora da sua empresa você precisa para mantê-la operando.

parceiros-chave

 

9 – Estrutura de custo

Neste bloco ficam basicamente tudo que você paga para manter sua empresa/serviço operando. Pode variar muito de um negócio para o outro, há empresas que possuem uma estrutura de baixo custo enquanto outras operam em cima de estruturas de altíssimo custo e margens de lucro menores.

estrutura_de_custo

 

Com isso temos nosso BMC montado. Foi um exemplo bem simples, mas como você pode ver, podemos demonstrar de forma clara o que é necessário para construir um e-commerce , o que pode ser vendido nele, para quem poderíamos vender, o que vamos ganhar com a venda dos produtos e o que nós teríamos que pagar para manter toda essa operação.

Minha intenção com esse post foi apenas dar uma visão geral do BMC, considero ele uma ferramenta indispensável para quem está pensando em abrir um negócio. É rápido e sem muita dor de cabeça para fazer com que outras pessoas e você mesmo veja o modelo de negócio que está criando. Vou deixar abaixo outras referências para quem quer se aprofundar no BMC e é claro que recomendo muito a leitura do livro.

 

Referências:

— Site oficial do livro

— Curso em português do Bussiness Model Canvas criado pela Fazinova.