livros

Aprender e reaprender. OS 39 livros que eu li em 2017

Faz uns 6 anos que tenho um hábito forte de leitura, pelo menos 1 por mês. Mas em março do ano passado quis me comprometer a ler um por semana. Então em 1 abril completei o primeiro livro dos 39 que li em 2017. Neste post vou descrever um breve resumo e quais são.

 


Google a BiografiaGoogle – A biografia – Steven Levy

A história do Google assim como a empresa é fora de série mesmo, desde o início tudo foi feito de uma forma excepcional no nível técnico e até na forma cultural da empresa se formar. O que mais me impressionou foram as inovações de infraestrutura de TI que geralmente não são mencionadas, pois as de software todos conhecemos. Outro ponto que me chamou atenção foi a competência dos fundadores frente à um crescimento exponencial fora de qualquer parâmetro que costumamos ver na tecnologia, contratação de pessoas e até na forma de atrair e reter talentos.

 

O efeito facebook - David KirkpatrickO efeito facebook – David Kirkpatrick

A história de Mark Zuckerberg e o surgimento do Facebook também é impressionante, diferente do Google que demonstrava um certo perfeccionismo em tudo o que faziam, o Facebook era mais despojado e até com muitos erros e trapalhadas. Nada que o impedisse de se tornar o gigante que é hoje. O que mais me chamou atenção é como ele se tornou um produto que as pessoas não conseguem mais viver sem e como conseguiram usar essa plataforma de pessoas conectadas num grande veículo de publicidade e uma máquina de fazer dinheiro.

 

Running Lean - Ash Maurya

Running Lean – Ash Maurya

Se você está pensando em empreender ou trabalhar em uma empresa estabelecida e quer tirar suas ideias do papel até a implementação esse é o livro ideal. Ele apresenta um método visual baseado no business model canvas para idealizar, projetar e lançar um produto ou serviço com o mínimo de desperdício possível. Ash Maurya é o criador do Lean Canvas e esse é um livro sobre inovação ou como ser inovador.

 

 

Building Isomorphic Javascript Apps - Jason Strimpel & Maxime NajimBuilding Isomorphic Javascript Apps – Jason Strimpel & Maxime Najim

Esse é um livros sobre Javascript mais especificamente sobre Nodejs. Uma aplicação isomórfica é uma aplicação que utiliza o mesmo código fonte no cliente e no servidor melhorando o reuso de código. Mas não se iluda, esse tipo de aplicação embora realmente otimize o reuso coloca muita complexidade na tomada de decisão da aplicação, é um assunto bem complexo e não é toda a necessidade que se enquadra.

 

Design Thinking - Tim BrownDesign Thinking – Tim Brown

Qualquer pessoa de qualquer ramo de atividade deveria ler esse livro. O design thinking é uma metodologia para se abordar problemas ou necessidades e criar soluções inovadoras, mas achei um guia incrível para estimular a empatia humana na resolução de problemas e colocando o ser humano como o foco. É um livro também de como criar experiências extraordinárias em torno de qualquer aspecto. Eu já tinha lido outros livros sobre o assunto, mas esse do Tim Brown realmente é o melhor de todos.

 

Equipes visuais - David SibbetEquipes visuais – David Sibbet

Esse é um livro de uma série de três, é muito bom em abordar em como a comunicação visual pode melhorar a produtividade de uma pessoa, equipe ou organização. Mostra inúmeros cenários e benefícios da comunicação visual e até de um ponto de vista de liderança. Achei um excelente livro para deixar o trabalho corporativo mais leve e produtivo.

 

Foco - Daniel GolemanFoco – Daniel Goleman

Neste sexto livro eu estava pensando em desistir da meta, então escolhi de propósito ele. Daniel Goleman mostra na base de muita pesquisa e estudo os benefícios que se obtém da capacidade de se concentrar e focar em um objetivo e eliminar as distrações, principalmente em uma época em que somos tentados por tantos pontos de distrações que não geram valor como redes sociais e a internet como um todo.

 

The connected company - Dave GrayThe connected company – Dave Gray

Todo líder deveria ler esse livro. Mostra como empresas estão revolucionando a forma de fazer gestão, liderar pessoas e até mesmo se estruturando física e principalmente culturalmente. É um livro que pretendo ler outra vez, realmente abriu minha mente para outras abordagens na condução de negócios e na liderança de equipes e organizações. Se tiver que resumir o livro em uma frase seria: “Não deixe a cultura da sua empresa simplesmente acontecer”.

 

Pipeline de liderança - Ram CharamPipeline de liderança – Ram Charam

Esse livro eu já havia lido alguns anos atrás e quis ler novamente. É um ótimo livro que descreve os objetivos de um líder em várias escalas: líder de si mesmo, líderes de executores,líder de líderes e por ai vai. Em cada nível de liderança há objetivos e desafios diferentes. Recomendo a leitura para líderes e não líderes. Só achei um muito distante da minha realidade quando o autor começa a falar do papel de líderes como os CEOs que lideram companhias em várias partes do mundo, mesmo é um ótimo livro.

 

A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo - Jeff SutherlandA arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

Esse é um dos melhores livros de Scrum que já li, não se concentra apenas em ensinar como utilizar o Scrum e sim porque e em que contexto na atividade do gerenciamento de projetos de software o autor foi se diferenciando até que chegou em conjunto com outros profissionais no que conhecemos por Scrum. Mesmo para quem não gosta ou simplesmente não utiliza a metodologia é um ótimo livro para tirar umas ideias para melhorar a produtividade do trabalho em equipe de forma ágil.

 

Business Model You - Tim ClarkBusiness Model You – Tim Clark

Esse livro descreve como usar a ferramenta do Business Model Canvas voltado para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou até como descobrir um propósito para perseguir. É repleto de ferramentas que visam o autoconhecimento. Recomendo ler e fazer todos os exercícios do livro.

 

What To Do When Machines Do Everything - Malcolm Frank ,Paul Roehrig e Ben PringWhat To Do When Machines Do Everything – Malcolm Frank ,Paul Roehrig e Ben Pring

Esse livro descreve como podem ser os próximos 5 anos e cita algumas coisas um pouco mais a frente em um mundo onde a tecnologia se desenvolve numa velocidade que nem conseguimos acompanhar. Como vai ser o futuro das profissões ? Precisamos nos preocupar ? A inteligência artificial realmente é uma ameaça para nós? E quais os benefícios que a tecnologia nos proporcionar e ainda pode nos proporcionar. É um livro sobre o impacto da tecnologia na humanidade e até um pouco filosófico, gostei bastante.

 

Marketing 4.0 - Philip KotlerMarketing 4.0 – Philip Kotler

Eu já havia lido o Marketing 3.0 do Kotler,  novamente ele redefine o que conhecemos por marketing e apresenta como são ou devem ser as novas regras do marketing no século XXI. Um mundo conectado onde devemos usar a internet para oferecer experiências agradáveis para um consumidor cada vez mais exigente e informado. Marketing nesse novo mundo conectado exige uma mudança de mindset, e é isso que é descrito no livro. Recomendo para profissionais de qualquer área.

 

The devops 2.0 toolkit - Viktor FarcicThe devops 2.0 toolkit – Viktor Farcic

Esse é um livro bem técnico de infraestrutura de TI. Explica como surgiu o movimento devops o que é e quais os benefícios. Mostra como criar um pipeline de continuos delivery automatizado com Docker, Ansible, Jenkins, Git e outras ferramentas de cluster e monitoramento como Kibana, Elastic Search e Logstash. Para quem quer automatizar o ciclo de desenvolvimento de software e deploy esse livro mostra uma abordagem do iniciante à um nível avançado. Embora as ferramentas já tenham evoluído um pouco os conceitos ainda permanecem.

 

Management 3.0 - Jurgen AppeloManagement 3.0 – Jurgen Appelo

Este é um livro que eu gostaria de ter conhecido há alguns anos, teria feito muita coisa diferente no papel de líder. O gerenciamento 3.0 traz uma nova forma de se gerenciar equipes. O autor apresenta 6 visões: Alinhar restrições, desenvolver competências, empoderar as times, energizar as pessoas, crescer a estrutura e melhorar todas as coisas. Pretendo ler ele novamente pois acho que algumas coisas não consegui absorver como gostaria.

 

Value proposition design - Alex Osterwalder e Greg BernadiaValue proposition design – Alex Osterwalder e Greg Bernadia

Este livro eu também já havia lido, escrevi um post aqui no blog e frequentemente revisito ele. Para mim é o melhor livro de inovação que já li. Mostra uma metodologia para desenvolver propostas de valor inovadoras ou em outras palavras como desenvolver produtos e serviços que os clientes querem. Ele faz um apanhado em vários métodos conhecidos como Lean Startup, Business Model Canvas, Design Thinking, Customer Development e outros, realmente é excelente.

 

Equilíbrio e resultado - Christian BarbosaEquilíbrio e resultado – Christian Barbosa

Esse livro é sobre porque é importante conciliar todos os aspectos da nossa vida, o lado profissional, pessoal, emocional e a saúde física. Nele o autor dá vários exemplos de pessoas que possuem muito resultado financeiro e profissional, mas no longo prazo perdem em outras esferas e ao mesmo tempo pessoas que tem um bom relacionamento e boa saúde, mas não conseguem ter um bom resultado nos negócios ou até em outras metas.

 

Pro React - Cassio de sousa AntônioPro React – Cassio de sousa Antônio

Ano passado comecei a me aventurar no universo tão falado do ReactJs do Facebook. Encontrei esse livro que embora seja de 2015 me esclareceu bastante os conceitos no qual a biblioteca foi concebida. Explica muito bem cada conceito que está( ou estava na época) por trás do ReactJs. Outra coisa que me chamou atenção é que o autor é um brasileiro, ele também tem algumas palestras no Youtube bem interessantes.

 

Adaptive leadership - Jim HighsmithAdaptive leadership – Jim Highsmith

Se tem uma coisa que está bem batida nos últimos anos é que tudo está acelerando. Precisamos entregar resultado melhor e cada vez mais rápido, cada vez mais ágil. Mas quão ágil as empresas precisam ser atualmente ? E naturalmente fazer as coisas de forma tão ágil requer uma liderança a altura. Precisamos de uma liderança com a capacidade de se adaptar às mudanças rapidamente e se adequar ao contexto e a incerteza que se apresenta. Esse é o tema desse livro.

 

Business Model for Teams - Tim Clark, Bruce Hazen e Yves PigneurBusiness Model for Teams – Tim Clark, Bruce Hazen e Yves Pigneur

Esse livro é uma continuação do Business Model You, trata-se da mesma metodologia do canvas pessoal aplicados para equipes. Sinceramente não gostei da livro, O primeiro foi tão bom e revelador que esperava algo mais desse foco em equipes. Achei uma completa repetição do primeiro livro mudando em pouco e adicionando algumas ferramentas de trabalho colaborativo.

 

A nova era digital - Eric Schimidt e Jared CohenA nova era digital – Eric Schimidt e Jared Cohen

Este é um livro ao meu ver de futurismo, como a tecnologia vai impactar tudo a nossa volta nos próximos 50 anos ou mais. É legal para abrir a mente e ver a tecnologia de uma forma diferente. No entanto achei muitos exemplos e previsões distantes demais de nossa atual sociedade, mesmo para os países mais desenvolvidos. É uma leitura legal pois cita o lado positivo da tecnologia e da Inteligência artificial.

 

Building progressive web apps - Tal aterBuilding progressive web apps – Tal ater

Progressive Web Apps para mim é algo que veio para ficar e mudar radicalmente o mundo das aplicações móveis. Usando recursos da  web moderna para oferecer uma experiência superior como Service Workers, Cache API, Push Notification e outras o autor explica detalhadamente cada um desses recursos e constrói uma aplicação de exemplo usando todas tecnologias em conjunto. Livro excelente.

 

Objectives and Keys Results - Paul R. Niven and Ben LamortObjectives and Keys Results – Paul R. Niven and Ben Lamort

Se você não conhece OKR (Objectives and Keys Results), é uma ferramenta estratégica para gestão de um time ou organização inteira. Foi criada pela Intel e atualmente é utilizadas por inúmeras empresas ao redor do mundo. Acredito que quem mais defende atualmente é o Google. Achei uma excelente alternativa à um dos modelos mais conhecidos como BSC(Balanced Score Card), em comparação a este, é uma metodologia muito mais simples e enxuta. O que mais me chamou a atenção é a sua cadência ( geralmente trimestral) e sua simplicidade, que favorece o alinhamento entre um grande número de pessoas. É um livro bem denso na minha opinião e voltado a alta gestão de uma organização, que tenha poder de decisão.

 

A startup enxuta - Eric RiesA startup enxuta – Eric Ries

Esse livro eu li em 2015 e em 2017 novamente. A primeira coisa que veio a cabeça quando terminei de ler é como fiquei tanto tempo sem ter o conhecimento que é compartilhado nele. Eric Ries compartilha seus e  aprendizados ao conduzir o desenvolvimento de um produto de sua startup em um ambiente de incerteza ( como o autor descreve). Ele apresenta o seu modelo, um ciclo contínuo que ele chama de Construir, medir e aprender. É um método para conceber hipóteses, criar protótipos dessas hipóteses e entregar ao mercado tão rápido quanto possível para validar tais hipóteses, capturar o aprendizado e evoluir. Peço desculpa se meu resumo sucinto está ruim, mas se você quer desenvolver produtos e serviços inovadores e de forma rápida e com baixo despedício, esse é o livro.

 

A lógica do cisne negro - Nassim Nicholas TalebA lógica do cisne negro – Nassim Nicholas Taleb

Esse livro é de virar a cabeça com sua matemática, e de como os acontecimentos altamente imprevisíveis mas que quando ocorrem mudam drasticamente a paisagem do nosso mundo. Planejamento do futuro e de risco é uma das coisas mais faladas no mundo dos negócios, mas são realmente assertivas ? Esse livro aborda o quanto estamos errados quando tentamos prever o que vai acontecer se baseando no passado e como ficamos frágeis quando não nos preparamos para o pior que pode acontecer, mesmo que improvável.

 

O poder do hábito - Charles DuhiggO poder do hábito – Charles Duhigg

Esse livro eu já havia lido e escrito um post também em 2014, mas quis ler novamente. Sempre que me vejo procrastinando de mais para fazer as coisas ou começar um novo objetivo me volto para esse livro. Nele o autor mostra na base de muito estudo científico porque fazemos o que fazemos, o que são os nossos hábito e como podemos abandonar velhos hábitos como cigarro, bebidas entre outros ou começar a ter novos hábitos. É um guia de como nosso cérebro funciona na questão dos hábitos e comportamentos.

 

Fullstack React - Anthony Accomazzo, Ari Lerner, Clay Allsopp, David Guttman, Tyler McGinnis e Nate MurrayFullstack React – Anthony Accomazzo, Ari Lerner, Clay Allsopp, David Guttman, Tyler McGinnis e Nate Murray

Continuando a aprofundar no ReactJs esse livro é excelente, tem muitos exemplos para níveis iniciantes, intermediários e avançado. Gostei bastante da parte dos exemplos modularizados e os tutoriais já estão sobre o React Router v4. Aborda muitos temas do “ecossistema” React.

 

Practical Modern Javascript - Nicolas BevacquaPractical Modern Javascript – Nicolas Bevacqua

Para quem está buscando conhecer as novas features do Javascript(Ecmascript 6) recomendo muito esse livro. Eu já acompanho o Nicolas Bevacqua em seus posts e esse livro realmente ficou muito completo, fundamentando bem cada API e novidade do ES6. Tem muitos exemplos e referências para se aprofundar.

 

 

Reuniões Visuais - David SIbbetReuniões Visuais – David SIbbet

Este livro é a primeira edição de David Sibbet, escrito antes do Equipes Visuais, mas resolvi deixar para ler ele depois. É um excelente livro, nele o autor descreve os benefícios da comunicação visual para a clareza da comunicação e o aumento da produtividade em reuniões e por toda a organização. Ele apresenta o seu modelo para desenvolver uma boa comunicação visual nos mais diversos contextos de uma empresa, do operacional ao estratégico.

 

Advanced Microservices - Thomas Hunter IIAdvanced Microservices – Thomas Hunter II

Tanto quanto ReactJs, um assunto que está dando o que falar são Micro serviços. Parece que está todo mundo se atirando para esse tipo de arquitetura sem nem ao menos entender o porque de utilizar e quais são os desafios. Então vejo gente indo para micro serviços e depois repensando e voltando atrás para o velho monolítico. Recomendo esse  livro para abordar o que é e se realmente você precisa disso na sua arquitetura

 

Express in action - Evan M. HahnExpress in action – Evan M. Hahn

Eu conhecia pouco do Express do Nodejs, então achei esse livro. Geralmente os livros da série “in Action” da Manning são excelente, sem exceções. Esse livro descreve a motivação e o porque do Express. Tem muitos exemplos de como utilizar os Middlewares, que são o conceito mais abordado no uso do Express

 

Sapiens - Uma breve história da humanidade - Yuval Noah HarariSapiens – Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

Esse livro foge um pouco dos assuntos que costumo ler, mas ouvi falar tão bem dele em tantos lugares que fiquei curioso. É muito bom, aborda a história do homem começando a 70 mil atrás e como evoluímos até chegar no dias atuais. Aborda a história de um pouco de vista biológico, social e econômico. Ao final ele aborda para onde estamos e como vamos evoluir com o uso da tecnologia.

 

Clean Code - Robert C. MartinClean Code – Robert C. Martin

Vou apenas repetir o que muito se fala sobre esse livro. Todo o programador deveria ler. É um livro de boas práticas no desenvolvimento de software, mas abordando os detalhes que geralmente não se fala, deixar o seu código mais limpo e de fácil manutenção no longo prazo. Ele aborda temas como nomes de variáveis, funções, quando e como comentar e diversos outros exemplos. Os exemplos são em Java mas serve para qualquer linguagem.

 

Antifragil - Nassim Nicolas TalebAntifragil – Nassim Nicholas Taleb

Esse livro é um complemento ao primeiro livro do Taleb. Depois de falar do impacto do altamente improvável e cunhar os termos mediocristão e extremistão, agora o autor vem com o termo “antifrágil” como algo que se fortalece diante do stress e das coisas que o prejudicam. Achei um livro bem difícil de ler e compreender em alguns aspectos, o autor aborda o conceito de antifrágil na vida, nos negócios, na medicina, na economia e até nas cidades, estados e nações e porque devemos nos tornar antifrageis em um mundo cheio de incerteza e falácias de eficiência e planejamento.

 

Functional Programming in Javascript - Dan MantylaFunctional Programming in Javascript – Dan Mantyla

Programação funcional é outro termo em alta. Fiquei interessado em como abordar em javascript. Esse livro tem vários exemplos de como podemos usar o Javascript para fazer programação funcional. Explica também os conceitos matemáticos por trás da programação funcional e algumas bibliotecas que podem ajudar a potencializar o uso dessa abordagem no Javascript. A única que coisa que achei falta foi um explicação do contexto em que seria melhor usar a programação funcional ao invés da programação OOP.

 

Secrets of the Javascript Ninja 2nd - John ResigSecrets of the Javascript Ninja 2nd – John Resig

Eu já li a primeira edição desse livro há alguns anos atrás. Para quem não sabe John Resig é o criador do JQuery. Esse livro é muito bom para quem quer entender como funciona o Javascript e até mesmo como a web funciona, desde o momento que digitamos um endereço no navegador e apertamos o “enter” até a finalização do carregamento da página. Com esse entendimento claro, podemos desenvolver softwares melhores.

 

Use a cabeça padrões de projeto 2º ed - Elisabeth Freeman e Eric FreemanUse a cabeça padrões de projeto 2º ed. – Elisabeth Freeman e Eric Freeman

Já li muitos livros e posts sobre padrões de projeto, mas nenhum deixou tão claro quanto esse. Ele parte do princípio que você não sabe nada sobre padrões de projeto e passa pelos principais padrões de projeto criando cenários lúdicos de onde e como utilizar cada padrão, a intenção e a motivação de cada padrão e como combiná-los para resolver um problema dentro de um contexto.

 

Design patterns Explained simply - Alexander ShvetsDesign patterns Explained simply – Alexander Shvets

Apesar de ter colocado como livro aqui, o que eu li foi o site(https://sourcemaking.com) do autor, no qual ele disponibiliza o mesmo conteúdo do livro, porém gratuitamente. Eu li ele em paralelo com o Use a cabeça.  O autor também explica de forma muito detalhada cada padrão e coloca diversos exemplos de uso em várias linguagens diferentes como Java, Python,PHP, C++ e Javascript, realmente é um trabalho muito completo.

 

Learning Redux - Daniel BuglLearning Redux – Daniel Bugl

Na curva de aprendizado de React o que mais me chamou atenção com o gerenciamento de estado das aplicações, realmente é algo que fiquei impressionado em como simplifica o desenvolvimento de interfaces. Como Redux é uma das biblioteca mais utilizadas quis aprofundar nela, Esse livro explica os conceito do Redux com vários exemplos e o que mais gostei foi a aplicação de Redux com testes.

 

Esses foram os livros que li em 2017, Para esse ano de 2018 estou querendo ler um por semana fechando 54 livros ao final do ano. Para ser honesto a quantidade não é importante, mas o que quero criar em mim mesmo é um sendo de aprendizado e melhoria contínua. Como eu li em um dos livros acima, aqueles que vão ter sucesso nos próximos anos são as pessoas com a capacidade e aprender, desaprender e aprender novamente com a toda a mudança que vem acelerando cada vez mais.