carreira

Você pensa na carreira de seus liderados ?

Há algumas semanas após fazer um ciclo de avaliação de desempenho na empresa, me questionei. Será que estou passando para meus liderados uma visão clara de como eles podem avançar em suas carreiras na empresa ?  mais do que isso, será que eu sei o que eles querem para suas carreiras e que isto está alinhado com o que a empresa tem preparado para eles.  Por coincidência, poucos dias depois surgiu uma palestra na Amcham Porto Alegre cujo o tema era “Diálogo de carreiras” ao qual me inscrevi. Neste artigo vou escrever o que eu absorvi da palestra que ocorreu no dia de hoje ( 23/10 ).

A palestra foi ministrada pela Produtive , uma empresa focada no planejamento , desenvolvimento e transição de carreira para profissionais e empresas. Foi abordado a importância dos líderes olharem para seus colaboradores com o foco também nas suas carreiras, e como isso aumenta os resultados para a empresa, uma vez que motiva e mostra o caminho que o colaborador está a trilhar. Não que as empresas não façam isso ou não julguem importante, mas muitas vezes falta o entendimento por parte do colaborador. E é responsabilidade da empresa prover esse entendimento.

No mercado a vários anos, a Produtive mostrou dados de pesquisa que me impressionaram um pouco, mas que depois fez muito sentido. Segunda a consultoria que eles prestam, cerca 43% de seus assessorados procuram outro emprego por falta de clareza na perspectiva de crescimento em relação a seus empregos, ou pelo desalinhamento entre a promessa feita antes do emprego e o dia a dia na empresa. Também informaram que 53% dos profissionais que contratam a Produtive ainda estão empregados, ou seja, estão insatisfeitos em seus atuais empregos.

Os Pilares de Carreira

Eles apresentaram um método que é utilizado na Produtive que chamam de Pilares de Carreira, que visa diagnosticar o indivíduo em relação a seis tópicos: satisfação pessoal, reputação, saúde física e emocional, finanças,  reputação, networking e competitividade. Método a parte, ficou evidente pra mim a importância de se olhar para a carreira dos colaboradores para se ter uma liderança mais efetiva.

Eu acredito que para ser um bom líder é necessário se conectar com seus liderados, e para dialogar sobre carreira com eles, essa conexão é essencial. Focar na carreira de nossos liderados demonstra o interesse que temos para com eles, mostra que nos os valorizamos.

Certamente muitos líderes se preocupam com a carreira de seus liderados, mas será que eles por sua vez tem essa percepção ? É necessários que o colaborador tenha um visão clara de como sua carreira pode se desenvolver na empresa, mesmo que essa clareza mostre a ele, que é melhor trocar de emprego, pois não é isso que ele quer para si. Nesse caso o desligamento é bom para o colaborador, que não vai ficar fazendo algo que não lhe traz motivação e valor, e para a empresa que não corre o risco de perder de surpresa o colaborador.

No post sobre desenvolvimento de líderes nas empresas  ressaltei que a empresa deve ter um plano de desenvolvimento de líderes claro a todos da organização. Desenvolver líderes é desenvolver os colaboradores em suas carreiras, isso demonstra a importância de se falar de carreira dentro da organização.

É claro que entender liderança é mais fácil que aplicá-la, pois exige uma série de conhecimentos e atitudes. Minha mensagem para este post é que você, enquanto líder procure saber se seus liderados tem uma visão clara do plano de carreira deles na empresa, se é isso que eles querem e em que estágio eles estão dentro nesse plano. Como colaborador, faça uma auto-gestão em relação a sua carreira, veja se o que a empresa tem a oferecer é o que você deseja para si. Busque saber em que nível você está dentro deste plano e o que precisa desenvolver para avançar.

Para finalizar, a liderança é construída no dia a dia e não em um dia, é fruto de muitas tentativas com erros e acertos. Os motivos que me levam a escrever em meu site é confirmar que estou ampliando meus conhecimentos em liderança e também uma forma de não esquecer meu compromisso em ser um líder melhor para meus colaboradores. Registrando o que penso publicamente, me forço a praticar, e também abro margem para que qualquer pessoa possa opinar e me dar uma visão diferente.

 

  • Interessante matéria, aguardo mais matérias semelhante a esta, convido vc a visitar o meu artigo.