Diferenciacao

Sua empresa fala sobre liderança e lhe ajuda a se desenvolver ?

Liderança é um assunto muito falado hoje dia, cada vez mais as empresas percebem a importância de desenvolver bons líderes que possam também desenvolver bons líderes que vão fazer com que suas equipes alcancem os melhores resultados. Mas na prática o que é feito?

Se você perguntasse dentro de sua empresa para todos os líderes o que a empresa espera deles enquanto líderes, todos teriam uma definição clara  ? Em uma empresa que tem um modelo de desenvolvimento de líderes sim. Se você  ou seus colegas ocupam essa posição e não possuem uma resposta alinhada ou sequer possuem uma resposta, então acho que está na hora de repensar um pouco as coisas.

Toda a empresa quer melhorar seus resultados, e para isso é necessário mensurar o que está sendo feito, em liderança não diferente. Por exemplo, as competências e atitudes esperadas de um líder de uma equipe não são as mesmas esperadas do líder deste líder em questão, e nem do superior dele e assim por diante, até o presidente ou CEO da empresa. Um modelo de desenvolvimento de líderes deixa claro o que a empresa espera, em que estágio eles se encontram e o que precisam desenvolver.

É necessário que as empresas ofereçam feedback, treinamentos e coach a seus líderes, porém cada um com seus níveis e objetivos específicos. Isso evita que líderes de primeira viagem continuem a executar o mesmo trabalho operacional do antigo cargo, já que agora as responsabilidades deles são outras. Também evita que os líderes superiores fiquem interferindo nos níveis abaixo de liderança.

A empresa deve definir qual o modelo/estrutura de liderança se encaixa melhor dentro do seu modelo de negócios e deixar bem a qualquer pessoa da empresa quais são as habilidades, alocação de tempo e valores necessários para cada nível de liderança. Faço questão de fortalecer o item “valores necessários” porque muitas vezes os líderes possuem habilidades, alocam seu tempo de forma adequada, mas seus valores estão defasados, é necessário uma mudança de modelo mental, uma nova forma de ver as coisas, esse é o ponto mais difícil e intangível na hora de avaliar uma pessoa em um cargo de liderança.

Acima de tudo os líderes devem ser instruídos a desenvolver novos líderes que vão multiplicar esse comportamento para os níveis abaixo . Uma ajuda extremamente útil para a definição de um modelo de desenvolvimento de líderes é o Pipeline de liderança do Ran Charam , ele divide em 6 níveis de liderança o  caminho que uma pessoa pode evoluir em uma organização, mas é só um modelo genérico, o importante é ter um modelo e adaptar as suas necessidades.

  • Silvio Silva

    Muito bom seu post, Robisson!
    O livro em questão propõe um modelo de crescimento e desenvolvimento em liderança. Importante ao se implantar um modelo é avaliar se há adequação da maturidade da empresa (entendimento no mais alto nível da organização) ao modelo proposto. As competências dos líderes devem conseguir atender às responsabilidades previstas no desmembramento das diretrizes do planejamento estratégico da empresa.
    Como sugestão de pauta: Lideranças x Planejamento Estratégico.
    Parabéns por tuas iniciativas!!

  • Olá Silvio,
    Concordo com você que ao se implantar um modelo deve ser levado em conta que o mesmo deve ser apoiado pelos líderes que estão no topo da organização, principalmente quando estamos falando de um modelo de desenvolvimento de liderança, que pode inclusive sugerir uma mudança de valores, habilidades e alocação de tempo dos próprios líderes que propuseram a mudança.
    Quanto a sugestão de pauta, achei interessante e vou pensar em algo.
    Obrigado.

  • Pingback: Você pensa na carreira de seus liderados ?()