foco

Liderar é ter foco

Como já comentei em outro post, o líder sabe para onde vai e ele vai na frente, essa é a lei da navegação. No entanto sem foco os líderes estão fadados a cada dia querer ir para um lugar diferente. Ele começa a ir para vários lugares, mas nunca chega a lugar algum. Focar em um objetivo e se manter focado a longo prazo não é tarefa fácil, eu mesmo sou uma pessoa que tem certa dificuldade em manter o foco em algumas áreas, então resolvi escrever esse post.

Se você está procurando se desenvolver como líder deve manter o foco em duas coisas no meu ponto vista, o foco nos outros, ou seja,  as pessoas que você lidera e o foco em si mesmo.  Quando falo em focar nos outros me vem a mente duas perguntas –  O que você está fazendo para seus liderados se desenvolverem como pessoas melhores ?  Você está fazendo isso de forma contínua ?

A primeira pergunta eu diria que é fácil de responder , por experiência própria, é muito comum termos vontade de ajudar os outros, principalmente estando num papel de liderança. Mas o problema começa com a segunda pergunta,como se manter motivado com o passar do tempo, com os fracassos, os obstáculos e todo o tipo de situação que possa acontecer.

Antes de expor o que penso sobre como manter o foco nos outros continuamente, faço uma pausa para falar da importância do foco em si mesmo. Liderança é sobre os outros, mas não quer dizer que não se deve focar em si mesmo também. Focar em si mesmo é estar atento a suas próprias atitudes e estar disposto a melhorar, é enquanto líder, ter certeza de que está fazendo algo que realmente gosta e lhe traz satisfação na vida. Como vamos ajudar nossos liderados a se desenvolverem se não gostamos da atividade que exercemos, é impossível.

Da mesma forma que antes de liderar os outros é necessário liderar a si mesmo, antes de focar nos outros é necessário focar em si mesmo. O que você tem feito para melhorar como pessoa, como líder, como profissional ? Está funcionando ? Você tem algum objetivo ou meta que lhe deixa super motivado ?  Isso é focar em si mesmo, estou longe de falar isso de uma forma egocêntrica. Se você ainda não tem uma objetivo trate de encontrar um que seja desafiador porém realizável para vida. Acompanhe seu progresso, faça anotações, pergunte a seus amigos e colegas, tenha certeza de que você está saindo do lugar.

Agora como focar nos outros, acredito que o primeiro desafio seja sentir satisfação com o sucesso dos outros, ser líder é fazer com que seus liderados consigam ir mais longe do que você mesmo conseguiria ir. Já falei isso em outros posts, porém realmente desenvolver esse sentimento é um pouco mais difícil que escrever em uma página web. É importante que você se dedique de verdade a ajudar seus liderados e não atrapalhar ou competir com eles.

Aqui vai alguns pontos para você se questionar se está fazendo enquanto líder:

  • Você facilita o trabalho de seus liderados ou coloca objeções o tempo todo ?
  • Tem um plano definido de como contribuir para o crescimento deles ?
  • Como você sabe que seu plano de crescimento para com eles está funcionando ?
  • Eles tem a liberdade de lhe falar qualquer situação ?
  • Você os colocaria no seu lugar sem medo ou receio ?

Para finalizar, como o tópico em questão aqui é “foco”, antes de definir seu objetivo, analise bem se é isso que você quer, e uma vez que iniciar não desista no primeiro mês. É muito comum nos distrairmos de nossos objetivos e perdermos o foco, o tempo passa e nosso objetivo vai ficando para trás. Pegue uma folha de papel escreva dez coisas que você realmente julga ser importante, comece pela primeira que você escreveu e monte um plano de como conseguir. Após concluir um objetivo escolha outro, dê um passo de cada vez e aos poucos você verá que está progredindo.