amizade

Liderar é ser amigo

Quando você está em uma posição de liderança, você atua para que todos tenham as mesmas condições ? Você se coloca na mesma condição dos seus liderados ou colegas ? Ou se vê diferenciado por estar na posição de liderança ? Liderança é estar sempre buscando o bem comum, é servir e ajudar,  é acima de tudo na minha opinião, ser amigo.

Tentar ser amigo de seus liderados é umas melhores formas de se aplicar a liderança, uma vez que o líder deve ajudar a sua equipe a chegar tão longe quanto eles não acreditariam que pudessem chegar sozinhos. Nós sempre queremos o melhor para nossos amigos, queremos ver eles progredindo mesmo quando eles mesmo não querem, temos prazer em servir a um amigo querido. Assim deve ser o sentimento de um líder com as pessoas que ele convive.

Eu realmente não acredito que é possível liderar ( influenciar ) uma pessoa que não se tenha um círculo minimo de amizade e empatia, a não ser que seja por meio do poder. A amizade cria confiança, transparência e reciprocidade, e esses três elementos geram um crescimento de influência e credibilidade de longo prazo, que para liderança é fundamental.

 

“Quem avisa amigo é”

Nem me lembro a primeira vez que ouvi essa frase e confesso que nunca dei muita atenção para ela, mas ultimamente pensando em liderança, ela começa a fazer sentido quando falo que liderar é ser amigo. Quando estamos com problemas um amigo nos avisa, quando estamos cegos por questões emocionais um amigo nos abre os olhos . Os verdadeiros amigos sempre nos dizem a verdade e querem nosso crescimento, e não seria esse o papel de um líder ?

Procuro ser amigo de todos que convivem comigo ( embora nem sempre consiga ), não para ser um bom líder mas porque acredito que trabalhar entre amigos é uma forma melhor de viver. Como líder, ao me colocar a disposição como amigo, consigo me importar mais com as pessoas a minha volta e ser menos egoísta, pelo menos eu tento. O fato de me colocar como amigo de meus liderados e colegas lhes da a abertura para que me falem quando estou errado.

 

Porque ser amigo de seus liderados facilita a liderança

  • Os amigos sempre nos dizem a verdade. O líder deve ser sincero e honesto na sua comunicação.
  • Os amigos sente-se a vontade para falar de qualquer assunto. Nada melhor para o líder que poder falar abertamente e sem receio, porque ele estabeleceu uma conexão com seus liderados;
  • Os amigos não se vêem uns melhores do que os outros . Embora o líder é aquele que da o primeiro passo, ser amigo ajuda a manter o ego no lugar.
  • Queremos sempre o melhor para nossos amigos. O líder quer que seus liderados consigam ir tão longe quanto ele mesmo poderia ir;

Você poderia liderar novamente um lugar que já liderou um dia ? Se a resposta for sim, é porque durante essa passagem você estabeleceu conexões, fez fortes relacionamentos, você fez amizades, e para ter deixado amigos no lugar é porque você foi amigo  e você foi um líder.

  • Silvio Silva

    Robisson,

    O link Líder-Amigo foi muito feliz. Acredito que a nossa postura nos relacionamentos em geral deveria ser sempre essa. Palavras como Apoiar, Conduzir, Ajudar, Agregar servem para os casos em que há interesse mútuo de desenvolvimento e progresso. Além disso, há uma troca permanente de aprendizado em um relacionamento deste tipo, o que é sempre positivo.

    Parabéns pelo post!

    Abraço,
    Silvio