21-irrefutaveis-leis-lideranca

As 21 Irrefutáveis leis da liderança – Resumo

As 21 Irrefutáveis leis da liderança como o próprio nome já diz é um livro sobre liderança. Independente da posição que ocupamos profissionalmente, todos ocupamos uma posição de liderança em algum momento de nossas vidas, seja em nossa família, entre nossos amigos e no mínimo somos líderes de nós mesmo. O autor John C Maxwell  aponta que para liderar com eficácia é preciso fazer 21 coisas( que no livro ele chama de leis ),  porém ninguém faz todas bem, mas podemos desenvolvê-las. De forma bem sucinta vou relacionar abaixo as 21 leis que são abordadas no livro.

 

A Lei do limite

Porque umas pessoas alcançam mais sucesso que outras ? Por causa da lei do limite, a capacidade de liderança sempre é o limite da eficácia pessoal e da organização.  Há pessoas que enxergam antes e mais longe, não se incomodam com osbtáculos e buscam o sucesso dia a após dia, porque o limite e a capacidade de liderança delas é maior. Cita-se de exemplo os 2 fundadores da Apple, Steve Wosniak que era um gênio da engenharia, mas que provavelmente estaria até hoje projetando circuitos no porão de sua casa. Muito diferente de Steve Jobs, uma pessoa cujo o limite de sua visão e capacidade de liderança era muito maior, o que lhe permitiu criar uma das empresas mais valiosas do mundo. Se queremos ter sucesso na vida, um grande passo é aumentar o limite de nossa capacidade de liderança.

 A lei da influência

Liderança não pode ser imposta, não pode ser exigida e não pode ser comprada. Liderar é influenciar, os verdadeiros líderes são capazes de influenciar pessoas através de seus valores. Se você quer ser um líder você deve ser capaz de influênciar pessoas em torno de sua causa ou objetivo, essa a Lei da Influência.

A lei do processo

Ser líder não é algo se consegue da noite para o dia. Se você quer ser um bom líder deve respeitar a lei do processo. Deve se desenvolver dia após dia, ir melhorando seus resultados a longo prazo. Se espera ter resultados de curto prazo em liderança não terá sucesso. Quando o assunto é liderança sempre surge a pergunta: As pessoas nascem líderes ou se tornam líderes ? Embora algumas pessoas possuem habilidades de lideranças mais naturais que outras, liderança pode ser desenvolvida, mas é uma construção diária, essa é a lei do processo.

A lei da navegação

Qualquer pessoa pode conduzir o navio, mas apenas um líder pode definir o percurso, essa é a Lei da navegação. Os navegadores veem a viagem antes dela acontecer, ele a tem planejada em sua cabeça, percebe os obstáculos antes de surgirem no horizonte, envolvem as pessoas certas e vislumbram a chegada ao destino. Assim é o papel do líder, ele faz a sua rota ao invés de apenas seguir por uma, ele segue a lei da navegação.

A lei da adição

Se você deseja ser um bom líder, de forma que as pessoas o sigam, deve agregar valor a vida delas, essa é a lei da adição. Toda a relação entre líder e seguidor tem um impacto positivo ou negativo, como saber se você soma ou diminui com um líder ? Pergunte a si mesmo: Você torna as coisas mais fáceis para seus liderados ?

A lei da base sólida

Confiança é o fundamento da liderança, é a lei da base sólida. Não é possível influenciar se seus liderados não confiam em você. Confiança é como troco no bolso de um líder, toda a vez que você tem uma atitude positiva esse troco aumenta, quando tem uma atitude negativa o troco diminui. Quando o seu troco acaba, você não é mais um líder.  Toda vez que um líder assumi uma posição ele possui algum troco, são suas atitudes é que vão determinar se esse troco vai aumentar ou diminuir.

A lei do respeito

As pessoas naturalmente seguem pessoas cuja a liderança elas respeitam. Junte um grupo de pessoas sobre um assunto qualquer, a medida que elas forem interagindo, perceberá que logo será denotado quem será o líder do grupo. Temos a naturalidade de respeitar pessoas que julgamos mais competentes e fortes, essa é a Lei do respeito.

A lei da intuição

Líderes avaliam tudo em função da liderança. Nem todos possuem intuição em relação a liderança, mas todos possuem intuição em relação as áreas que são fortes. Os verdadeiros líderes possuem intuição em relação a liderança, tomada de decisões e veem o cenário como um todo mesmo sem ter todas as informações a sua disposição. Porque eles seguem a sua intuição, isso separa os bons líderes dos demais. Eles sabem de forma automática o que fazer em diversas circunstâncias, essa é a lei da intuição.

A lei do magnetismo

Quais são as qualidade que você gostaria que seu pessoal tivesse ? A lei do magnetismo diz que você é quem você atrai. As pessoas que você lidera provavelmente vão ter as mesmas qualidades que você. Caso seus liderados tenham características diferentes das que você gostaria, então talvez devesse rever a si mesmo. As pessoas são atraídas por aquelas que possuem mais coisas em comum. Você pode relacionar isso com um turma de alunos inteligentes que costuma andar sempre com outros alunos inteligentes, ou também os atletas que tem amigos atletas. O tipo de líder que você é definido pelo tipo de pessoas que você atrai para liderar.

A lei da conexão

Para que os líderes exerçam com excelência sua liderança é necessário se ligar as pessoas, procurar entendê-las através da esfera emocional. Quando se trabalha com pessoas a emoção vem antes da razão, é fundamental se conectar de maneira profunda a elas. Só assim é que você vai ganhar respeito, confiança e influenciar seus liderados, essa é a lei do magnetismo.

A lei circulo íntimo

Sempre ficamos vislumbrados quando ficamos sabendo dos grandes feitos de alguém. Mas a verdade é que ninguém realiza um grande feito sozinho, o potencial de um líder é determinado por aqueles mais próximos dele. Grandes líderes procuram se cercar de pessoas para formar uma grande equipe que o ajuda a atingir um resultado esperado, e sem esse apoio o resultado certamente não será o mesmo, essa é a lei do magnetismo.

A lei do fortalecimento

O líder fortalece sua equipe, ajuda a desenvolvê-los, valoriza o trabalho que é executado, está sempre buscando formas de sua equipe alcançar o sucesso. Ele fica impressionado ao invés de querer ser impressionante. O líder cria o caminho para que seus liderados atinjam o sucesso e depois sabe que não pode ficar no caminho impedindo que seus liderados progridam. Essa é a lei do fortalecimento.

A lei da imagem

As pessoas fazem o que elas veem, essa é a lei da imagem. Quando os líderes buscam o caminho com as atitudes certas, seus liderados as copiam e eles tem sucesso, eles influenciam pelo exemplo e não apenas pelas palavras. Os líderes são sonhadores, eles veem as coisas antes de todos, mas são inteligentes o suficiente para saber que sonhar e não agir não os levará a lugar algum. O líder precisa viver o sonho, e quando o faz seus liderados o seguem.

A lei da aquisição

O líder descobre o sonho depois as pessoas, as pessoas descobrem o líder, depois o sonho, essa é a lei da aquisição.  É muito normal pensarmos que as pessoas seguem causas nobres de boa vontade e sem questionar. Quando estamos falando de liderança as coisas não são tão simples, as pessoas de início não seguem causas merecedoras, elas seguem líderes merecedores que defendem as causas nas quais podem acreditar, elas compram primeiro o líder  e depois a visão do mesmo, essa é a lei da aquisição.

A lei da vitória

Os líderes descobrem o caminho para vencer, ele se sentem obrigados a fazer todo o possível para alcançar a vitória para seu pessoal. Derrota é inaceitável, com persistência eles abraçam a sua visão e enfrentam de frente os desafios até que a única alternativa seja vencer. Liderança é ser responsável, perder é inaceitável, essa é a lei da vitória.

A lei do grande impulso

O impulso é o melhor amigo de um líder. Podemos ver a lei de impulso em ação de forma mais clara nos esportes, quando um time vai bem, parece que todas as suas jogadas dão certo, ninguém pode pará-lo é como se eles fossem maiores do que realmente são. Os bons líderes tentam controlar a lei do impulso e tomar vantagem dela, é como quando um time começa a marcar um série de pontos e o outro time pede tempo, ele está tentando controlar o impulso que o outro time possui.

A lei das prioridades

O bom líder tem a disciplina de priorizar suas atividades. Geralmente as pessoas tem uma certa resistência em fazer priorização, isso porque o líder que prioriza suas atividades tem a responsabilidade de repensar suas obrigações como um todo, tendo uma visão ampla para então fazer a priorização, que pode colocá-lo para fazer coisas desconfortáveis as vezes. O bom líder deve priorizar e rever sua priorização sempre que achar necessário. Uma boa dica é usar o principio de pareto.

A lei do sacrifício

Um líder precisa abrir mão para progredir, quanto maior o líder maior o sacrifício. A vida de um líder parece ser um paraíso aos olhos dos outros, mas a verdade é que para se tornar um bom líder você vai ter que fazer sacrifícios. Pegue de exemplos grandes executivos que passaram e passam grande parte de seu tempo estudando e se aperfeiçoando em seminários, universidades e eventos. Outro exemplo são os campeões dos esportes que passam incontáveis horas treinando para atingir o resultado esperado. Para ser um grande líder são exigidos grandes sacrifícios, essa é a lei do sacrifício.

 A lei do momento

Bons líderes reconhecem o momento em que liderar é tão importante quanto o que fazer e para onde ir. O momento muita vezes define se uma ação vai ter sucesso ou vai falhar e existem 4 casos para o momento e a ação. A ação errada no momento errado leva ao fracasso certo. A ação certa no momento errado produz resistência e pode também fracassar. A ação errada no momento certo só pode resultar em erro.  Agora quando o bom líder faz a ação certa no momento certo, o sucesso é inevitável, essa é a lei do momento.

A lei do crescimento explosivo

Geralmente os líderes são pessoas impacientes e querem resultados de forma rápida e em grande escala. Para aumentar o crescimento lidere os seguidores, para multiplicar lidere os líderes, essa é a lei do crescimento explosivo. Os bons líderes sabem que se desenvolverem líderes que multiplicarão suas visões a seus próprios seguidores os resultados acontecem de forma mais ampla. Eles sabem que se desenvolverem os melhores de uma equipe, estes ajudarão a desenvolver os demais.

A lei do legado

O valor duradouro de um líder é medido pela sua sucessão, essa é a lei do legado. Como você quer ser lembrado ? O que espera que as pessoas digam quando as perguntarem que tipo de pessoa você foi ? É muito importante que defina o que quer para a sua vida, nas palavras do autor, definir qual será a sua sentença de vida . Pois é isso que definirá que tipo de legado você vai deixar depois que não estiver mais presente. Todo o sucesso que você tiver vai perder o sentido assim que você se for, a não ser que você passe isso para as futuras gerações.