livros-javascript

Livros de Javascript que já li e recomendo

Sem dúvida alguma javascript é o que mais gosto no desenvolvimento web, como fiz a lista de livros de php , agora vou listar os livros de javascript que já li com um resumo e onde adquiri-los . Espero que seja útil para quem estiver buscando conhecimento de javascript e, pessoal vocês não programam em Jquery!!!, é tudo javascript (rsrsrsr). Digo isso porque qualquer busca que se faça no Google hoje sobre termos relacionados a frontend developer vai nos retornar como fazer algo com um framework, acredito que existe muitos desenvolvedores programando as escuras, por isso que compartilhar esta lista.

Importante frisar que muitos livros de javascript passam pelos mesmo conteúdos, mas é sempre bom ver a perspectiva de outro autor sobre o mesmo caso de uso.

 

 Secrets of the JavaScript Ninja – John Resig and Bear BibeaultSecrets of the JavaScript Ninja

Pode ser comprado aqui

Este é de longe um dos melhores e mais esclarecedores livros de javascript que já já li . O autor John Resig, criador da biblioteca javascript mais usada do mundo ( A JQuery) realmente mostra as técnicas e pensamentos para se tornar um ninja javascript ,segundo ele . Em muitas partes do livro ele mostra como fazer coisas extramente complexas e úteis com poucas linhas de código, algumas vezes até me senti ridículo (algo do tipo como nunca pensei nisso). Eu li a primeira edição e a segunda que é de dezembro de 2012 (bem recente) . super recomendo a leitura dele.

 

Professional JavaScript for Web DevelopersProfessional JavaScript for Web Developers – Nicholas C. Zakas

Pode ser comprado aqui

Este é um dos livros meio recentes (janeiro de 2012) de javascript mais completos na minha opinião. Para quem acompanha desenvolvimento javascript Nicholas Zakas dispensa apresentações. Está é a 3º edição deste livro, ela vai do básico ao avançado . Vai desde o que é javascript até as melhores práticas de como desenvolver aplicações com javascript visando um código para fácil manutenção , performance e deploy da mesma.

 

Pro JavaScript Design Patterns – Ross Harmes ,Dustin DiazPro JavaScript Design Patterns

Pode ser comprado aqui

Sim senhores! , espero que isso não seja um novidade para a maioria, mas javascript é orientado a objetos, não da forma como conhecemos em PHP, Java ou C++ . Javascript usa o conceito de Objeto literal . Neste livro o autor passa por diversos padrões de projetos , seus conceitos, como pode ser aplicado em javascript e exemplos de uso.

 

JavaScript Patterns – Stoyan StefanovJavaScript Patterns

Pode ser comprado aqui

Apesar de ter a mesma chamada do livro acima da Apress . Este livro mostra implementações de outros padrões de projeto e vai um pouco mais a fundo no conceito de objeto literal e closures e, javascript. Outra coisa que gosto da maioria dos livros da O’Reilly é que sempre mostra um problema, uma solução e a discussão em cima dos mesmos.

 

Object-Oriented JavaScriptObject-Oriented JavaScript – Stoyan Stefanov

Pode ser comprado aqui

Do mesmo autor de Javascript Patterns, este é um livro anterior. Nele Stoyan não fala de padrões de projetos em si. Mas sim como são as classes e objetos em javascript, como eles se comportam, quais são as classes nativas da linguagem e como criar nossas próprias classes.

 

Designing with Progressive Enhancement

Designing with Progressive Enhancement – Todd Parker, Patty Toland,  Scott Jehl, Maggie Costello Wachs

Pode ser comprado aqui

Neste os autores , que são do filamentgroup.com (grandes contribuintes da JQuery UI) simplesmente desbravam o Progressive enhancement . Uma técnica para desenvolver websites, que consiste em se ter uma versão básica de sua página que rode em qualquer navegador e conforme as capacidade do mesmo a página vai adicionando funcionalidades e recursos. Acredito que este seja um conceito fundamental para desenvolvedores hoje e por um bom tempo ainda, levando em quanta as incompatibilidades e diversos dispositivos que suportam a plataforma web .

 

Even Faster Web SitesEven Faster Web Sites – Steve Souders

Pode ser comprado aqui

Performance é algo que valorizo muito , se você é do tipo que se importante muito com este assunto, esse livro é excelente. O autor mostra como uma página web é interpretada pelo browser e como o javascript e css são processados em detalhes bem ricos. Ainda mostra como escrever um código otimizado e diversas ferramentas para analisar e testar a performance de uma página web.

 

High Performance JavaScriptHigh Performance JavaScript – Nicholas C. Zakas

Pode ser comprado aqui

Eu gosto muito do trabalho do Nicholas Zakas, em questão de aplicações de larga escala em javascript e performance o cara manda muito. Neste livro ele mostra boa práticas de programação javascript vários conceitos no processamento de páginas web pelos browsers e no final livro como podemos fazer um ambiente de desenvolvimento javascript com building e deploy mostrando que desenvolvimento javascript é algo muito sério e não serve apenas para validar formulários.

 

Beginning Google Maps

Beginning Google Maps API 3 – Gabriel Svennerberg

Pode ser comprado aqui

Este é um ótimo livro para quem está procurando desenvolver aplicações com a API do Google Maps. Me ajudou bastante quando fiz um projeto com essa API . Além de cobrir os aspectos mais básicos da API também mostra como otimizar os mapas já construídos e como migrar da versão 2 para a 3 , claro que hoje em dia acho que poucas páginas ainda usam a versão 2, mas vai saber .

 

XMPP ProgrammingProfessional XMPP Programming with JavaScript® and jQuery – Jack Moffitt

Pode ser comprado aqui

Há um tempo atrás tive que desenvolver uma rede social para um certo público, e a rede precisava é claro de um chat ( que me tirou o sono) . Este livro me deu uma certa direção para criar o chat. Se você tem que desenvolver um sistema de chat que muitos usuários vão acessar, então você tem que aprender sobre o protocolo XMPP , Google e Facebook usam ele em seus chats. Neste livro o autor mostra como construir aplicações com o protocolo XMPP usando javascript com a biblioteca JQuery.

 

Ajax in action

 Ajax in Action – Dave Crane ,Eric Pascarello, With Darren James

Pode ser comprado aqui

Apenas para deixar claro que uma requisição ajax não é apenas isso $.ajax ou $.get ou $.post , rsrs . Brincadeiras a parte, os desenvolvedores se acostumaram com as facilidades dos frameworks para se trabalhar com ajax que nem fazem idéia de como fazer uma sem usar um framework. Este livro possui quase  8 anos na data em que escrevo este post, mas as requisições ajax ainda são as mesmas, mesmo com as novas funcionalidades que vieram junto com o HTML5, então recomendo muito a leitura pra quem deseja aprofundar seus conhecimentos.

 

  • Kadu

    Contanto os livros de php e js vc já leu todos esses livros, to de cara…hehhe parabéns.