livros-php

Livros de PHP do básico ao avançado que li e recomendo

Aprender sobre PHP é algo relativamente fácil hoje, mas quando se eleva o nível um pouco o conhecimento começa a ficar meio escasso na internet, aonde a maioria dos conteúdos são mais básicos e intermediários (pelo menos quando era programador era assim). Por este motivo comecei a me habituar a ler livros de programação e virou praticamente um vício. Então como referência para quem busca aprendizado segue os livros de PHP que eu já li , um resumo bem básico e onde adquirí-los.

 

Web Development with Zend Framework 2

Web Development with Zend Framework 2 – Michael Romer

Pode ser comprado aqui

Acordando para o Zend 2 ? Este é o livro . O autor fala muito bem de como o Zend 2 interpreta as requisições, do seus novos conceitos e de como construir de forma produtivas boas aplicações com esse framework. Depois de trabalhar com muitos frameworks PHP, sem dúvida o Zend Framework é o que mais me agrada desde sua versão 1 . O problema dele é a curva de aprendizado que é relativamente longa, principalmente se você não tem um bom conhecimento sobre programação OOP. Geralmente programadores inexperientes no mundo OOP, tendem a odiá-lo e acha-lo engessado ou mesmo lento e exagerado no consusmo de recursos.

 

 

PHP Objects, Patterns and Practice

PHP Objects, Patterns and Practice – Matt Zandtra

Pode ser comprado aqui

Este é um dos melhores livros que já li sobre php, tem um conteúdo do intermediário para o avançado eu diria. O autor fala das melhores práticas para o desenvolvimento orientado a objetos com PHP e também comenta algumas das praticas ruins. Também é dado exemplos de uso dos principais patterns de desenvolvimento OOP e faz uma boa introdução ao PEAR(para quem não conhece vale a pena). Para finalizar o autor faz praticamente um roteiro de como desenvolver um projeto do início ao fim dando prioridade a boa documentação, desenvolvimento com controle de versão, testes automatizados e até como utlizar um sistema de build de software para PHP.

 

Pro PHP Patterns.Frameworks Testing and More Pro PHP Patterns Frameworks Testing and More – Kevin McArthur

Pode ser comprado aqui

Neste livro o que mais gostei é que o autor comenta novidades para o futuro do PHP e implentações do PHP no que diz respeito a programação OOP. É reforçada a programação por padrões de projetos, TDD e o que me chamou atenção foi a profundidade do autor em ralação a Standard PHP Library (SPL) , que sinceramente para mim era até novidade (rsrsrs). Para finalizar o autor fala sobre o desenvolvimento usando MVC e mostra como usar o Framework Zend para construir aplicações em totalmente em padrões MVC.

 

Learning PHP Data Objects

 Learning PHP Data Objects –  Dennis Popel

Pode ser comprado aqui

Se você ainda faz integração com banco de dados usando mysql_connect ou pg_connect, meu amigo você não sabe o que é ser feliz . Neste livro Dennis     Popel faz uma viagem detalhada sobre a PDO , uma biblioteca padrão a partir do PHP 5 , totalmente orientada a objetos e com o único objetivo de                 facilitar e abstrair operações com banco de dados, vale muito a pena a leitura para quem não conhece e quem já conhece pode aprofundar  conhecimentos.

 

Pro PHP Refactoring

 Pro PHP Refactoring  Peter MacIntyre , Brian Danchilla , Mladen Gogala

Pode ser comprado aqui

Este é um livro bem chato eu diria, ele fala sobre refatoração . Para nós desenvolvedores, refatorar é alterar o código com o objetivo de otimizá-lo, porém sem afetar seu resultado final. Em outras palavras, como podemos escrever bom código orientado a objetos, escrevendo menos código e economizando recursos e é claro dedos!! . O autor apresenta sempre um caso de exemplo real de diversas situações de código e como otimizá-lo além de diversas ferramentas de auxílio.

 

Pro PHP Application Performance

Pro PHP Application Performance: Tuning PHP Web Projects for Maximum Performance – Armando Padilla , Tim Hawkins

Pode ser comprado aqui

Antes de ser desenvolvedor eu fui Analista de Infraestrutura, sendo assim sempre fui bem chato com questões de performance, seja de hardware ou software. Neste livro os autores mostram como podemos melhorar a performance de nossas aplicações, seja otimizando o código ou outras varáveis de um ambiente PHP, como configurações de servidor Apache, banco de dados, etc.

 

Securing PHP Web Applications – Tricia Ballad, William BalladSecuring PHP Applications

Pode ser comprado aqui

Na minha opinião segurança nunca é demais, mas na maioria das vezes acaba ficando em segundo plano. Este livro aborda algumas tecnicas que podem prejudicar aplicações WEB e como se prevenir delas, seja programando ou configurando serviços como servidor e banco de dados. Achei que este livro aborda muito aplicações PHP em ambiente windows, que são minoria de mercado, mesmo assim vale a pena a leitura.

 

 

Real-World Solutions PHP

 Real-World Solutions for Developing High-Quality PHP Frameworks and Applications – Sebastian Bergmann, Stefan Priebsch

Pode ser comprado aqui

Este livro é de fato muito bom, ele realmente faz o que o título promete, como desenvolver aplicações e frameworks de alta qualidade para o mundo real. Os autores abordam diversas questões de qualidade de software, programação orientada a testes, automatização de processos e até um caso real de desenvolvimento de uma aplicação, não só o desenvolvimento da mesma mas também o gerenciamento do projeto como um todo utilizando métodos ágeis.

 

PHP 5 Social Networking

PHP 5 Social Networking –  Michael Peacock

Pode ser comprado aqui

Já tive que desenvolver um rede social em PHP, este livro me ajudou bastante a clarear as idéias. O autor mostra conceitos que estão presentes em uma rede social e como desenvolver uma solução para os mesmo. Vai desde a criação de uma framework para a rede social, até a construção completa da mesma. Há alguns aspectos de programação que eu não usaria, mas é um excelente livro para quem está em um projeto similar.

 

php-orientado a objetosPHP Programando com Orientação a Objetos –  Pablo Dall’Oglio

Pode ser comprado aqui

Este foi um dos primeiros livros que eu li sobre PHP e programação OOP. O autor aborda muito bem o conceito de orientação a objetos e o básico da própria linguagem PHP . Apresenta muitos exemplos e casos de uso, realmente recomendo, ainda mais porque o autor é brasileiro e com um livro de ótima qualidade.

 

Guide to Date and Time Programming

PHP Architect’s Guide to Date and Time Programming –  Derick Rethans

Pode ser comprado aqui

Perdido na hora de manipular datas e horas no PHP ? Fazendo gambiarra de tudo que é lado ? Este livro é a solução para a maioria dos seus problemas, sempre vão sobrar alguns ainda, rsrsrsr . Sem mais a dizer o livro é muito bom no que se propõe.

 

PHP Team Development

PHP Team Development – Samisa Abeysinghe

Pode ser comprado aqui

Este livro não fala sobre como programar de uma forma ou de outra ou qual algorítimo é melhor, ele fala sobre processos de desenvolvimento de software, como gerenciar e montar equipes e o projeto em si. Cita exemplos de gerenciamento de projetos usando métodos ágeis. Eu recomendo a leitura, um desenvolvedor não é formado apenas de pilhas de código, rsrsr .

 

The Definitive Guide to Apache mod_rewrite

The Definitive Guide to Apache mod_rewrite –  Rich Bowen

Pode ser comprado aqui

E quando todos falavam de URLs amigáveis eu achei esse livro e comecei a rir sozinho. Explica tudo o que é necessário fazer com o mod_rewrite do Apache e vai bem além de simplesmente redirecionar todas as requisições da página para o index.php . Acho muito importante a leitura para desenvolvedores que gostam de utilizar técnicas de forma consciente e não apenas copiar tudo o que aparece no Google.

 

PHP 5 CMS Framework Development

 PHP 5 CMS Framework Development – Martin Brampton

Pode ser comprado aqui

Os livros que eu mais gosto de ler são aquele que mostram como construir aplicações inteiras do zero, pois nos mostram sempre uma nova perspectiva de desenvolver algo. Neste livro o autor mostra como desenvolver um framework OOP do zero, usando este framework para fazer um CMS . É abordado desde organização do código , autenticação, segurança, controle de acesso, otimização através de cache, exportação de dados via web services e por ai vai.

 

 PHP|Architect’s Guide to Web Scraping with PHP – Matthew TurlandGuide to Web Scraping with PHP

Pode ser comprado aqui

Podemos dizer que webscraping é o processo de ler páginas WEB através de uma linguagem de programação(e não um browser) e extrair informações que se deseja desta página. Em resumo esse livro fala de técnicas para criar robos agents que leem   páginas html, é similiar ao processo de crawling do Google ( apenas um milhão de vezes mais simples é claro). Quando desenvolvi uma rede social, este livro me ajudou na hora de ler links que eram postadas na stream da rede e puxar seus meta dados e imagens.

 

  • Prezado Robisson,
    todos esses livros e milhares de outros podem ser baixados gratuitamente por nossos colabores do site http://www.wowebook.org

    O grupo disponibiliza diariamente todos os lançamentos de livros técnicos em ti das melhores editoras internacionais.

    Abs. Rcristo

  • Parece que esses livros são muito bons. Valeu!